Essa é uma das perguntas mais frequentes, se não, a maior de todas as perguntas – Com que lâmina eu vou?
Pois bem, antes de entrarmos nessa questão de qual levar, temos que nos perguntar, qual a situação que provavelmente estarei sujeito a aplicar o uso dessa lâmina? Urbano ou Rural? Trabalho leve ou pesado? Uso velado ou ostensivo? Defesa pessoal ou uso geral? Vou usar com que roupa? Uniforme ou passeio?
Após responder diversas perguntas que nortearam sua decisão você tem que ir para a sua escolha de acordo com seu acervo de lâminas e achar a lâmina que preencha o maior número de respostas de suas perguntas prévias. Isso vai lhe proporcionar um melhor resultado e aplicabilidade da sua lâmina na atividade. Se negligenciar a isso poderá ter alguns problemas, desde um simples desconforto, até mesmo algo muito mais sério.
Para abrir os trabalhos dessa coluna vou relatar a escolha e uso de uma faca em uma atividade que participei recentemente como instrutor de Sobrevivência na Mata, pelo grupo MATA ADENTRO BUSCHCRAFT E SOBREVIVÊNCIA.
Antes mesmo de escolher, dentre várias lâminas que tenho, eu parei pra verificar as necessidades que eu teria pela frente nessa atividade:
1- Leve
2- Portátil de fácil acesso
3- De aço carbono para riscar a pederneira
4- Lâmina com uma espessura razoável pra aguentar trabalho pesado
5- Excelente qualidade na retenção do fio por conta da têmpera
6- Uso em preparo de alimento
7- Uso em preparo de madeira para fogueira
8- Uso em preparo de material para instrução de armadilha
Esses são os itens que me norteou para a escolha da lâmina que iria usar.
Por coincidência recebi de um grande amigo meu Roger da Cutelaria RCA mais uma lâmina Puukko* de fabricação artesanal de Aço Carbono. E já que estava indo pra um teste mais do que excelente porque não levar? Levei.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Modelo: puukko
Tipo: Utilitária
Método de construção: desbaste
Material da lâmina: 1080
Geometria: “Half flat”
Estrutura: “hidentang”
Têmpera:integral
Cabo: jacarandá do cerrado
Colarinho: aço 1060
Acabamento: epoxy
Tamanho total: 24cm
Tamanho de lâmina: 12cm
Espessura: 4mm
Normalmente levo uma lâmina pra trabalho médio e um canivete para trabalho leve.
Quando digo trabalho médio é cortar uma madeira da largura do pulso. Derrubar uma pequena arvore também da largura de um pulso. Fazer um Batoning*** com um tronco da largura da canela, rachando no meio e transformando o mesmo em gravetos. E quando me refiro a trabalho leve seria cortar uma carne, legumes no preparo da comida. Cortar cordelete na construção de um abrigo. Acender fogo utilizado o dorso da faca como riscador para a pederneira.
A escolha da lâmina pode ser crucial no total aproveitamento do treinamento e vivência. Escolher uma lâmina errado pode lhe custar caro. Claro que depende da atividade você não precisa gastar rios de dinheiro. Aliás, esse é outro ponto a se falar. O valor da lâmina está diretamente ligado a qualidade da mesma? Pois então vamos falar rapidamente sobre isso.
Uma faca feita a partir de um facão 3 listras vai fazer exatamente o que uma faca artesanal faz? Sim, vai fazer! Mas então por que eu escolhi a artesal? Por conta do design. Pela tradição de uma faca milenar Escandinava, Puukko. Por que foi feita pelas mãos de um grande amigo. Só por isso. Se você pode investir e gosta dessas qualidade vai entender o que estou falando. Mas se você não tem muito para investir numa faca recomendo ir para uma faca feita de um facão 3 listras pois vai te atender perfeitamente as necessidades mateiras. Agora fuja daquelas facas do Rambo, táticas, de camelô que vem até bussola no cabo. Deuxzulivre! É jogar dinheiro fora mesmo que só tenha custado R$ 50,00.
Poderia ficar aqui entrando em detalhes a fundo mas para não me estender muito ficamos por aqui.
Espero que tenha ajudado a mostrar novos caminhos a tomar na escolha de uma lâmina, nesse caso, mateira. Em breve vou abordar, dentro desse tema, o uso de lâminas no EDC urbano e de defesa pessoal.
No luck All Skills
* é uma pequena faca tradicional Finlandesa de uso geral com o comprimento total de no máximo 100mm. Normalmente, a lâmina de um puukko é afiada com a chamada afiação Scandi (afiação plana).
** Afiação Scandi imagem.
*** Batoning – é a técnica de cortar ou rachar madeira usando um taco ou martelo do tamanho de um bastão para golpear repetidamente a espinha de uma faca , cinzel ou lâmina robusta, a fim de percorrê-la através da madeira