Vídeo de CAVOK e disponível no Youtube e no site do mesmo
O Primeiro caça F-39 Gripen E chegou nesse sábado no porto de Navegantes. A primeira de 39 aeronaves compradas pelas Forças Armadas para a modernização de nosso arsenal. Os Gripen E serão as “Jóias da Coroa” do armamento brasileiros. Fabricado pela SAAB na Suécia essas Aeronaves serão entregues até 2026.
A Compra envolve a troca de tecnologias entre a SAAB e a Embraer para que manutenções, aprimoramentos e até a construção de novas Aeronaves possam ocorrem aqui em terras brasileiras. Isso permitirá ao Brasil figurar entre um seleto grupo de países com capacidade de fabricar caças de última geração. É esperado um aumento significativo no poder bélico aeronáutico nacional que vinha defasado a anos com poucas aeronaves de combate de última geração.
O Gripen E não é um avião da categoria furtiva convencional, mas utiliza uma série de dispositivos eletrônicos capazes de “esconder” a aeronave dos radares e dispositivos de rastreio.
A aeronave que chegou neste final de semana ainda não será entregue ao governo Brasileiro, Isso deve ocorrer ano que vem, após uma série de testes que a aeronave passará nos próximos meses. Ela atualmente está no Aeroporto de Navegantes, SC. Ela permanecerá fora do alcance do público e passará pela manutenção posterior a viagem de navio e também passará por testes em Solo. Alguns rumores de que a aeronave deve fazer voos de teste sobre o Aeroporto e arredores também andam circulando, mas não foram confirmados. A aeronave deve deixa o Aeroporto de Navegantes com destino ao Aeroporto da Embraer nos próximos dias para que sejam feitos mais testes na base da empresa.
Os demais Caças também devem vir de navio da Suécia, o Avião não tem uma autonomia que permita uma viagem da Suécia até o Brasil, pelo menos sem constantes reabastecimentos em voo ou em solo, o que não apenas elevaria consideravelmente os custos de frete, mas também possíveis desgastes nos equipamentos e pilotos.