Começou a algumas semanas uma fofoca interna no mundo das armas de que a Springfield-Armory ( no Brasil representada pela a Ascguns) colocaria no mercado o Modelo Saint Victor no calibre .308 Winchester. A fofoca é verdadeira e nas próximas semanas o modelo realmente estará disponível para a compra nas lojas de todo o Brasil, já confirmamos com a Ascguns e o estoque é limitado neste primeiro momento, com mais unidades já a caminho.
Ao mesmo tempo que o boato confirmado começou a rolar, a pergunta que mais recebemos pelo Instagram é: Seria esse o armamento correto para o que eu quero?
E a resposta como sempre é: Depende!
Em termos gerais vemos dois grupos fazendo esta pergunta, uma parte são atiradores que querem o equipamento com um calibre de maior momento linear, que utilizam ele para recreação e competição. Para esses a resposta é complicada, por que se for apenas por gosto com certeza vale a pena, é um equipamento sensacional e abaixo eu falo um pouco mais sobre o mesmo, se for para competir em provas de tiro prático já não é tão recomendado. Já se for para provas com tiros mais longos, na casa dos 300 a 400 metros, a figura muda e realmente faz sentido se comparado ao irmão mais em conta desse armamento, o Saint em 5,56 x 45 mm.
E o segundo grupo são aqueles praticantes do manejo de javalis, usando a denominação dita no CR: Caçadores. Para esse grupo realmente esse armamento faz todo sentido.
O manejo dos javalis é algo relativamente perigoso, muitas vezes necessitando de mais disparos para fazer o abate. O calibre 5.56 x 45 mm pode ser usado para tal objetivo, mas como foi desenhado e desenvolvido para uso contra alvos humanos ele peca muitas vezes e não gera um abate tão “limpo”. A anatomia do Javali tem algumas diferenças significativas com os humanos, principalmente por causa do couro e a camada de gordura mais espessos e resistentes. Assim o ideal é um calibre com mais momento linear, para isso é necessária uma massa maior no projétil além de uma velocidade significativa, ambos alcançados com sucesso pelo calibre .308 Win.
Mas será que o Saint Victor em .308 Win é o ideal?
Em termos gerais, o armamento apresenta hoje a melhor relação custo benefício do mercado, se tratando de AR-10 a pronta entrega.
Ele tem características muito desejadas, várias que vimos inclusive na versão mais simples em 5,56 x 45 mm, como por exemplo: Gatilho revestido em cromo que reduz a possibilidade de pane e é realmente muito bom. Partes internas feitas em materiais de qualidade superior com acabamento na parte interna das peças em cromo dando maior durabilidade e resistência ao armamento. Padrão de acabamento excelente, sem marcas ou imperfeições.
No Saint Victor o modelo ainda ganha um compensador de recuo, guarda mãos flutuante e tecla do gatilho reta. Todas características que melhoram a precisão do equipamento. Além disso, o equipamento aceita carregadores padrão magpul, podendo ser recarregado rapidamente, ou mesmo utilizar carregadores com capacidade maior. Enquanto um rifle de ferrolho no mesmo calibre tem capacidade para 5 a 10 munições, o carregador padrão do Saint Victor tem capacidade de 20 munições, existem opções no mercado de 25 munições também. Assim, em caso de uma alcateia de javalis muito grande o manejador consegue abater vários com velocidade substancial.
Outra vantagem desse armamento é que todos os slots (recortes) no guarda-mãos são no padrão M-lok, facilitando a obtenção e instalação de acessórios como lanternas, ópticos, lasers, bipes, grips verticais e outros.