Sou um Aluno em tempo integral e Instrutor em alguns momentos pontuais. Ministro aulas nas Forças Armadas, Instituições Policiais e Jurídicas, Segurança Privada e em clubes para atiradores esportivos que buscam melhorar o seu protocolo de sobrevivência e combate com armas de fogo.
Faço isso há quase vinte anos, porém sempre fui um bom observador e crítico dos procedimentos e metodologias utilizadas durante as instruções de tiro, principalmente naquelas que versam sobre o Tiro de Combate. Essa capacidade de observar e o senso crítico fizeram eu chegar em alguns MITOS e VERDADES que envolvem o “Mundo Sagrado da Instrução de Tiro”.
Fique a vontade para concordar ou discordar sobre cada ponto, mas lembre-se que talvez a sua verdade não seja a minha verdade, pontos de vista divergentes são maneiras diferentes de encarar a mesma realidade.
Vamos aos Mitos e Verdades:
1) O INSTRUTOR NÃO É DONO DA VERDADE
O Instrutor apresenta técnicas, táticas e protocolos como uma proposta, cabe ao aluno aceitar ou recusá-la. Muitas vezes a realidade do Instrutor é muito diferente da realidade ou do cenário vivido pelo aluno, senão houver uma contextualização daquela técnica, tática ou protocolo, fica impossível do aluno visualizar aquela ferramenta a sua realidade.
A Doutrina é cíclica e está em constante evolução e mudança, se o instrutor estiver desatualizado e encontrar um aluno com experiência ou conhecimento maior que o dele, então teremos um “paradoxo do conhecimento”. Você pode ser bom em algo, mas as outras pessoas são melhores que você em outras habilidades. Seja capaz de refletir a respeito e mantenha-se atualizado!
2) O QUE FUNCIONA PARA MIM PODE FUNCIONAR PARA VOCÊ
Todos nós possuímos uma individualidade biológica, compleição física, agilidade, capacidades físicas e cognitivas diferentes. Logo, aquilo que é apresentado na linha pelo instrutor é o que funciona ou deveria funcionar para ele.
Quando eu apresento uma técnica na linha é necessário que eu considere dois pontos: EFICIÊNCIA e SIMPLICIDADE
A técnica precisa ser eficiente de maneira a funcionar para mim e para os meus alunos, independente dos fatores individuais, da plataforma utilizada(arma) e do contexto operacional(Operador, CAC ou Ninja Jedi High Speed MotherF#cker).
A simplicidade está atrelada a facilidade em aprender uma nova habilidade, desta forma mantenho o aluno motivado e tenho a certeza que ele continuará a executá-la mesmo após terminado o treinamento. Habilidades simples são o seu primeiro recurso numa situação de alto nível de estresse.
3) NÃO SAIA COM DÚVIDAS
Aproveite para sanar todas as dúvidas, seja a respeito do “COMO”, “QUANDO” e “PORQUÊ” daquela técnica. Jamais sai da linha com dúvidas. Se você é um instrutor, então trabalhe para manter seus alunos confiantes e sem dúvidas acerca do tema da sua aula.
Dica de Ouro da Instrução:
“Ensine aquilo que você acha que sabe”.
4) O CONHECIMENTO NÃO SE LIMITA A PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA
Parece óbvio, mas o óbvio precisa ser dito! Uma carteira funcional ou um distintivo não valida o seu conhecimento para se tornar um instrutor. Da mesma forma que comprar uma arma não te torna um especialista em técnicas de combate.
O background do instrutor ou “o que ele é” apenas valida a sua contextualização, e não o seu conhecimento específico naquela matéria. Caso contrário todos os policiais estariam aptos a ministrar aulas de tiro, CQB, rappel, patrulha urbana, corte e costura… Tenho vários alunos na linha que atiram muito melhor do que eu, mesmo sem terem um distintivo.
Numa instrução de tiro de combate a experiência de campo do instrutor é um fator importante, enquanto numa instrução de tiro inicial de defesa ou esportivo a mesma experiência não se faz necessária. A dificuldade está em contextualizar, utilize o conhecimento comum, a modelagem e os estudos de caso para auxiliá-lo nessa transição da ferramenta ao cenário.
5) O PROCESSO MENTAL É TÃO IMPORTANTE QUANTO O FÍSICO
“Ponte para o futuro”, “visualização positiva”, “voo mental”, “ensaio mental”, “walking through” são formas de preparar o seu cérebro e o seu corpo para a realização da técnica. Esta ferramenta melhora a sua imagem ou modelo mental daquela habilidade, levando você a performar melhor.
Eu utilizo estas técnicas antes e durante as demonstrações na linha, principalmente antecedendo os exercícios de tiro com disparos reais. Lembre-se que os alunos estão te observando e alguns torcendo para você errar(malditos!).
6) O YOUTUBE E AS REDES SOCIAIS NÃO LHE TORNAM UM MEGA OPERADOR, DA MESMA FORMA QUE UMA CAMISA VERMELHA NÃO LHE TORNA UM INSTRUTOR
Ministro aulas a quase duas décadas, errar, treinar e se aperfeiçoar faz parte dessa jornada. A experiência dentro da linha e fora dela transformada em expertise te faz aprimorar sua metodologia e sua performance na linha. Camisas vermelhas não te tornam melhor e a prova de erros.
Preparação técnica, intelectual e pessoal te torna melhor a cada dia!
7) COPO CHEIO OU COPO VAZIO?
Se fizermos uma analogia ao conhecimento ser como a água e a sua mente um copo, então podemos dizer que manter a mente aberta lhe dará um “copo vazio”, pronto para receber água da fonte em que se propõe a beber. Enquanto um “copo cheio” é a sua mente preenchida pelo seu Ego ao invés desse conhecimento.
Toda a instrução é uma oportunidade de aprender, não importa se você “está” como aluno ou como instrutor, mantenha seu “copo vazio” e o seu Ego controlado. Humildade é algo perceptível como qualidade precípua de um bom instrutor.
8) ENTENDA A PROPOSTA DO CURSO
Você está indo no curso aprender o que? Qual a proposta do curso? Quem é o instrutor? Você busca desenvolver qual tipo de habilidade? Qual o objetivo?
Busque referências e prepare-se sabendo qual é o seu objetivo naquele curso. Um exemplo é o Módulo de VCQB®️ “Combate Veicular” da ESPERANDIO TACTICAL CONCEPT onde são abordados protocolos de combate veicular, e não protocolos de medidas preventivas contra assalto/roubo a veículo.
Compre o ingresso para o filme certo. Às vezes o Filme de Aventura é uma Comédia….
9) O CURSO É FEITO PARA APRENDER E DESENVOLVER NOVAS HABILIDADES
Você vai para o curso com a proposta de aprender ou aprimorar novas habilidades, provavelmente a sua performance(desempenho) não seja tão boa quanto no momento que você chegou. Seu cérebro ainda está se adaptando aos novos movimentos e habilidades, refinando o seu programa motor.
Praticar aquilo que você sabe e já foi aprendido deve ser feito num dia onde o estande está livre e você planejou aquilo que busca aprimorar. Dia de aula é dia de aprender, reter conhecimento e desenvolver algo novo, então vença a sua “barreira de frustração”, controle o seu Ego e coloque novas ferramentas na sua “caixa de ferramentas”.
Os Módulos da ESPERANDIO TACTICAL CONCEPT são elaborados para que você aprenda novas habilidades e aplique a nossa metodologia em seus treinamentos. Ensinamos você novas técnicas e o preparamos para treiná-las fora do estande pelo resto da sua vida, mesmo que você não volte a treinar com a gente(o que eu acredito ser muito difícil).
Esse é o nosso Pacto de Fidelidade com os nossos alunos, damos mais do que oferecemos.
10) DIVIRTA-SE E FAÇA NOVAS AMIZADES
O curso vai além de aprender novas técnicas ou desenvolver habilidades, aproveite para se conectar às pessoas. Entenda por que o cara do lado que usa uma farda tem determinado comportamento sobre um cenário específico. Aprenda com aquele atirador que tem os melhores tempos da linha e o saque mais rápido. Talvez o cara do lado já tenha sido o seu instrutor em outra época.
Nas linhas da ESPERANDIO TACTICAL CONCEPT criamos uma IRMANDADE DE GUERREIROS, onde colocamos todos em igualdade social, cultural e profissional, como por exemplo: um Atirador esportivo com um Homem de Operações Especiais, um Oficial Superior com um soldado recém formado, um Juiz ou Promotor com um Agente da Segurança Pública. Todos dividindo as mesmas expectativas, dificuldades e conquistas na linha durante o nosso treinamento. Essa conexão é fantástica, além de expandir o seu network em qualquer estado da federação.
Seja capaz de identificar estes pontos na sua próxima instrução, não importa se você é Instrutor ou Aluno. A única coisa relevante é que o treinamento te torna melhor e mais apto para vencer e sobreviver a um confronto armado, além de te tornar uma pessoa melhor.
Nos encontramos na linha!!!