Durante a minha trajetória de vinte anos na atividade operacional e na instrução, passei…
Marcelo Esperandio

Marcelo Esperandio
Marcelo Esperandio é Policial Civil na Unidade de Operações Aéreas de Santa Catarina e possui formação em Unidades como a CORE PCERJ, Grupo TIGRE PCPR, HRT FBI EUA dentre outras unidades do Brasil e EUA. Seu propósito é levar Atiradores, Instrutores e Policiais ao próximo nível, treinar os melhores para que possam garantir a sua segurança e da sua Família.
Deixe eu esclarecer esta questão, no caso de um policial encontrar um suspeito segurando uma arma de fogo apontada para o chão, caso o suspeito decida atirar contra o policial e este partindo da reação baseada no inicio do movimento do agressor em levantar a arma até a altura do rosto e disparar, teria o policial chance de disparar antes?
Vou te ensinar como escolher o material adequado para o seu dia a dia, seja um cidadão comum, na atividade operacional ou como instrutor nas linhas de tiro.
- LançamentosPolicialTreinamento
MANUAL DO INSTRUTOR DE TIRO – Como eu faço para desenvolver as minhas técnicas de instrução
Vou colocar neste artigo os pontos que considero importantes na minha Metodologia e que vão ajudá-lo em seu treinamento ou durante suas aulas. Você pode usar isto para definir aquilo que é relevante daquilo que é supérfluo ou diferenciar o que é útil ou inútil no seu rol de técnicas.
Por que numa situação real o marginal não atira através de objetos ou barreiras intermediárias que jamais segurariam um projétil de arma de fogo? Como por exemplo uma prateleira ou uma parede de balcão.
Eu tenho uma lembrança do dia em que o meu pai comprou um videocassete…
Todos os protocolos adotados nas linhas da ETC são baseados nas técnicas mais modernas existentes lá fora, o Brasil serve apenas de contexto para as adaptações. Afinal, a maioria das Instituições ainda usam técnicas da década de 80. Por incrível que pareça eu vejo instrutores discutindo sobre double tap, eficiência do calibre .40 S&W e atirando de pistola em tijolos a 30 metros (risos). Esses não agregam em nada no tiro, mas pelo menos divertem a platéia.
O que não levamos em consideração quando falamos do sistema de pontaria é que ele será TOTALMENTE DESCARTADO por nossos olhos durante um evento repentino e a curta distância que ative o Sistema Nervoso Simpático. Isso acontecerá porque a resposta de sobrevivência força o indivíduo a posicionar a cabeça na direção da ameaça e focar diretamente nela, já que precisamos do máximo de informação.
A expressão Tacticool está no dicionário urbano(urban dictionary) desde 2004, ela vem da junção das palavras Tactical(tático) e Cool(legal) e é definida como:
“Equipamento ou roupa que não tem nenhum propósito tático, mas parece legal.”
Desculpem os “devotos do Coronel John Boyd”, mas hoje é o dia de desconstruir e atualizar os conceitos relativos à tomada de decisão que envolvem eventos críticos, dinâmicos e violentos. O conceito do Coronel John Boyd foi útil até aqui por nos trazer vários ensinamentos, porém chegou a hora de abandonar velhos conceitos e quebrar alguns paradigmas.