O ano de 2019 acabou e é vital que cada policial faça uma retrospectiva sobre suas ações.
Daí, é importante considerar quantas vezes você se afastou, inocentemente ou não, dos elementos da sobrevivência durante o trabalho policial e nas horas de folga.
Comece a contar
Conte quantas vezes você permitiu que desconhecidos se aproximassem sem serem notados com antecedência. Quantas vezes você esqueceu ou deixou sua arma em casa ou dentro do carro.
Quantas vezes você não algemou o preso porque ele parecia inofensivo. Quantas vezes você trabalhou sozinho. Quantas vezes você deixou de adquirir um equipamento de qualidade porque achou que era caro ou não era importante.
Relembre quantas vezes você agiu por impulso sem antes realizar uma análise da ocorrência. Quantas vezes você foi rude com um colega e outras coisas mais.
Sem essa retrospectiva, talvez você volte ao trabalho em 2020 e, dia após dia, cometa os mesmos erros que cometeu no ano anterior, negligenciando as ameaças à sua vida. Você ainda pode cometer erros “novos” (para você), mas que já foram cometidos por outros policiais.
Por isso, a falta da lembrança do passado tem sido um dos ingredientes que conduziu à morte nossos colegas em 2019.
Ferramenta
Sua experiência e a prática de vida de outros policiais são uma das melhores ferramentas de aprendizado que você pode utilizar, principalmente numa profissão na qual uma decisão incorreta pode matar alguém, inclusive você. Experiências, boas e ruins, devem ser revistas com o propósito de encontrar os detalhes que fizeram a diferença para o sucesso da ação tanto quanto para localizar as falhas que conduziram à infelicidade.
Você não precisa mudar (na essência as pessoas não mudam), mas você é capaz de MELHORAR. E se tudo que você fizer na atividade policial possuir esse espírito, então você corre menos riscos. Se você avalia as situações de perigo ocorridas no passado, aquilo que foi feito de certo ou errado e o que precisa ser melhorado, então você tem a confiança e a coragem para enfrentar outra ocorrência perigosa.
Assim, dedique um tempo para considerar suas ações em 2019. Pergunte a si mesmo o que você faria se as ocorrências do ano passado se apresentassem novamente. O que você faria se vivenciasse a mesma situação de outro colega.
Agora preste atenção
Uma rápida retrospectiva mostra que você deve:
- Saber a razão para viver.
- Permanecer alerta e pronto.
- Aprender, treinar e ensinar.
- Evitar a rotina, o excesso de confiança e o desânimo.
- Portar sua arma de forma aceitável.
- Contar com um ferimento.
- Lembrar-se do item 1 e sobreviver.
- Respeitar o amigo da força policial.
Então, revise sua conduta, porque com o tempo seus pensamentos se tornam ações. Observe suas ações porque elas se tornam hábitos, bons ou desagradáveis. Portanto, diga que se em 2020 a sua sorte for lançada, você irá VENCER porque está se preparando para isso.