Quando eu comecei a pesquisar e estudar a cerca do assunto COMBATE VEICULAR, pouco se falava no Brasil sobre combater dentro e fora do veículo. Existiam doutrinas esparsas de “Contra Emboscada Veicular” com suas origens na década de 80 e muito “achismos” que construiam pontos de vistas não compatíveis com um cenário real.
Alguns anos se passaram, aproximadamente sete anos e o cenário nacional mudou, na verdade os cursos de “Contra Emboscada Veicular” se tornaram “Combate Veicular” ou
VCQB® “Vehicle Close Quarter Battle”. Basicamente uma nova “roupagem” para o mesmo conjunto de técnicas formadas na década de 80 ou seja, mais do mesmo.
Existem alguns Princípios que regem o Combate Veicular(VCQB®), William Petty que é uma das referências nos EUA sobre o assunto, elenca que o VCQB® é “REPENTINO, de CURTA DURAÇÃO, ALTA INTENSIDADE, VIOLENTO e a CURTA DISTÂNCIA”. Com base nestes princípios a ESPERANDIO TACTICAL CONCEPT estendeu suas pesquisas aos PROTOCOLOS utilizados por unidades militares que são referência no mundo operacional e adaptando estes protocolos ao cenário nacional elaborou uma Doutrina única para o COMBATE VEICULAR(VCQB®) no Brasil.
Se eu pudesse resumir o MÓDULO DE VCQB® “COMBATE VEICULAR” da ETC num passo a passo de três regras para você aumentar a sua expectativa de sobrevivência num
confronto veicular, eu o faria da seguinte maneira:
REGRA n° 1: Se o seu instrutor perde muito tempo ensaiando disparos de dentro do veículo, está na hora de repensar o protocolo que você está utilizando e trocar de técnica. Considere a Balística Terminal aplicada ao veículo e entenda o seguinte: em regra todo o projétil que entra pelo parabrisas “cai no seu colo” e todos que saem do parabrisas “voam para o infinito”. Superfícies metálicas e asfalto são excelentes para gerar ricochete quando recebem impacto de projéteis, já que os projéteis são afetados pelo Ângulo Crítico de incidência(vide a obra Balística Aplicada aos Locais de Crime do Mestre e Professor João Bosco Silvio Junior, a melhor obra do Brasil a respeito!). Atirar de dentro do veículo em regra não é a opção mais inteligente na Doutrina de Combate Veicular.
REGRA n° 2: A estrutura metálica dos veículos no Brasil é feita para absorver o impacto de colisões no caso de um acidente de trânsito, não serve de anteparo balístico para projéteis de baixa velocidade e principalmente para projéteis de alta velocidade. As portas são como “papelão”, não oferecendo resistência aos projéteis de arma de fogo, enquanto as colunas são frágeis quando submetidas a múltiplos disparos. Ainda que as colunas pudessem absorver os impactos sem ocasionar um “break point”(ponto de falha), eu não deixaria a minha vida depender de 10 centímetros de cobertura ao invés de buscar um novo abrigo ou me movimentar no cenário. Lembre-se que ficar parado atrás da coluna, rodas ou bloco do motor faz com que você tenha perda de mobilidade e permaneça na área de maior concentração dos disparos.
REGRA n° 3: Vence o confronto quem tiver os melhores ângulos e for mais agressivo! Então domine os PROTOCOLOS CORRETOS, mantenham o seu CONJUNTO DE HABILIDADES num padrão que garanta a sua sobrevivência e tenha a MENTALIDADE DE COMBATE para alcançar o resultado final desta LUTA.
O resto eu explico pessoalmente nas linhas da ESPERANDIO TACTICAL CONCEPT, através de um treinamento baseado em evidências, estudo de casos e experiência profissional, onde as Técnicas, Táticas e Protocolos são apresentadas, treinadas e executadas durante todo um final de semana.
*O nome VCQB® é marca registrada no Brasil pela ESPERANDIO TACTICAL CONCEPT e a utilização deste nome acarreta em responsabilidade jurídica para quem usá-la sem a devida autorização.