“O campo de batalha de hoje não está mais na floresta, mudou-se para o ambiente urbano.”
CQB Trainer
Um dos cenários mais complexos é o CQB One Man (Entradas Táticas Individuais Residencial). Ainda mais em baixa luminosidade, deixa o cenário muito mais perigoso em razão que você está sozinho realizando procedimentos, técnicas e táticas que no mínimo seria em duas pessoas.
“A menor equipe tática que você pode ter é uma dupla”
M.Esperandio
Sozinho você fica vulnerável e fragilizado. Deixar claro que não existe CQB de uma pessoa só, o motivo de eu estar me contradizendo pelo próprio título desse artigo, é demonstrar para você que há adaptações sobre o tema, ora, convenhamos, sou policial militar e não levo meu parceiro de trabalho nem uma equipe tática pra casa, se for realizar uma varredura na minha casa, infelizmente terei que fazer sozinho e isso vale pra você também que é CAC, Agente Penitenciário, Policial…etc
Se por ventura sua esposa, namorada em fim puder te auxiliar nessa empreitada, melhor ainda, claro ela armada, treinada e equipada com as ferramentas necessárias para proteger seu lar. Vamos falar sobre alguns pontos importantes do CQB One Man, o que é, mentalidade, estratégias, protocolos que versa sobre “Entradas Táticas Individuais Residencial”.
“TTP”, Tática, Técnica e Procedimentos.
Tática: segundo o dicionário é a parte da arte da guerra que trata de como proceder durante um combate ou batalha. Também conceituada como ” a direção e a implementação de recursos em um incidente para realizar estratégias e objetivos do incidentes”. Enquanto estratégia busca visão “macro”, de conjunto ou, por assim dizer, sistêmica, relativa ao empreendimento, tática ocupa-se de visão “micro”, no sentido de elementar ou particular em relação ao todo.
Técnicas: uma técnica é simplesmente um procedimento ou processo para executar uma tarefa ou função específica. As técnicas são compostas de ações e sequências. Duas técnicas comuns familiares para a maioria dos agentes da lei são “visão do foco da visada, alinhamento da visada, aperto de gatilho” ao disparar em um alvo e “tape, rack, bang” para limpar o mau funcionamento de uma arma. Pode existir inúmeras técnicas para solucionar o mesmo problema.
Procedimentos: um procedimento é uma série de atos práticos ou mecânicos projetados para obter o resultado desejado. São etapas padrão e detalhadas para executar tarefas específicas. Como técnicas, os procedimentos geralmente envolvem sequências e podem ser uma sub-rotina para uma técnica. Ao contrário das técnicas, os procedimentos são muito mais detalhados e frequentemente padronizados.
No contexto do CQB One Man é utilizar tais técnicas, táticas e procedimentos para defender sua vida, a de outrem na sua casa ou em outro local que você convive ou frequenta. Esse conjunto exige treinamento conceitual, prático e proficiente.
Heal um dos maiores estrategista dos EUA, traz sua explicação impecável sobre o TTP:
“quanto melhores os equipamentos e mais habilidosas as pessoas que os manejam, maior será a probabilidade de sucesso. Esta interface entre pessoas e equipamentos é tão crucial quanto as próprias pessoas e os seus equipamentos. Juntos compõem um “sistema de desempenho humano”. Quando ocorrem falhas, esta conexão entre pessoas e equipamentos é frequentemente a causa. Compreensívelmente, tanto as empresas como as instituições militares dedicam muito estudo para entender e aperfeiçoar essa interface. O militar, em particular, gastou um esforço considerável em tentar identificar e explicar as nuances e se refere a essa interface como táticas, técnicas e procedimentos, ou, mais frequentemente, apenas o acrônimo TTP. Nos termos mais simples, a TTP refere-se às políticas, métodos e práticas para integrar equipamentos em um sistema de desempenho humano.”
O investimento no trinômio Homem, TTP, Equipamento, sem dúvida alguma, é o principal fator de mitigação do risco do indivíduo que tenta defender sua vida e de outrem diante da violência contemporânea.
Aplicabilidade para Civis
Os operadores, policiais, soldados que aplicam estas técnicas, são necessariamente especialistas em suas armas, e treinam repetidas e exaustivas vezes as entradas nesses ambientes, até adquirirem uma perícia única e instintiva. Estas técnicas são bastante complexas, normalmente administradas em Forças Especiais, Grupos Táticos e Comandos, e exigem decisões rápidas, reflexos, precisão de tiro e trabalho de equipe num nível altíssimo. Essas táticas são o principal fundamento do antiterrorismo e da “guerra não convencional”. As batalhas que ocorrem em locais próximos, como dentro de uma sala ou corredor, devem ser planejadas e executadas com cuidado.
Deve se usar técnicas de limpeza de sala quando a situação tática exigir “limpeza de sala em sala” com ameaças combatentes e não combatentes. Deve treinar, praticar e ensaiar as técnicas até que você consiga operar sem problemas. Deve entender os princípios da limpeza da sala, como surpresa, velocidade e violência controlada da ação.
Mas se tratando de um civil que porta uma arma de fogo legalmente, as coisas acontecem de forma diferente no CQB One Man. Como utilizar por exemplo os princípios de Velocidade, Surpresa e Violência Controlada da Ação?
V.S.V
Princípios esses herdados de equipes táticas, que tem diversos apetrechos “Táticos Operacionais” que auxiliam sua eficiência para tais tarefas como granadas de luz, de som, explosivos… etc que podem ser usadas para alcançar a surpresa. Sozinho você usará outros mecanismo para alcançar a surpresa, como, por exemplo, não ser visto, manter o silêncio e aparecer em lugares inesperados. A surpresa aqui, é quando sua entrada não é comprometida.
A rapidez é a velocidade que fornece uma medida de segurança à equipe de entrada e permite que os operadores usem os primeiros segundos vitais de surpresa para sua vantagem máxima. Essa aplicabilidade também faz parte para uma entrada tática sozinho. A velocidade está em se mover apenas o mais rápido que você possa fotografar com precisão o ambiente. Não adianta entrar rápido e negligenciar a visão periférica do cômodo sem observar e perceber suas prioridades.
Já a violência de ação, outro princípio muito importante e confundido com velocidade, você irá eliminar ou neutralizar o inimigo, enquanto oferece a menor chance de causar baixas amigáveis, sua família e entes queridos. A violência da ação não se limita apenas à aplicação do poder de fogo. Envolve a mentalidade de um indivíduo da dominação completa. Cada um dos princípios relativos à limpeza de cômodos com precisão tem uma relação sinérgica com os outros. Se você não combina velocidade e surpresa, não pode ter violência de ação, pense nisso!!
CQB One Man
Realizar sozinho o TTP não é fácil, é uma ação que deve se avaliada e colocada na balança os riscos dessa ação. Você não é uma equipe tática ou um grupo de Operações Especiais, então seja prudente em suas decisões. As vezes é melhor não entrar em sua casa arrombada para buscar combater a(s) ameaça(s) por mais técnico, eficiente e preciso que você seja.
Ligar para a polícia por exemplo antes de entrar na sua residência, e passar suas características, o que está vestindo, fisionomia, que está portanto uma arma legal…etc é um protocolo racional pois você está comunicando a um órgão responsável pela segurança pública que tomará as providências cabíveis e irá evitar de você ser confundido com o bandido. Para um policial uma pessoa armada sem uniforme, farda ou identificada é uma ameaça imediata. Existem inúmeros casos de polícias a paisana que foram feridos e mortos em ocorrências por outros policiais pois não estavam identificados como policiais.
Eficiência em situações de risco de vida é sobreviver não importa como seja, se necessário, irei entrar na casa para combater por motivação (filha sendo estuprada, mãe sendo agredida violentamente…) ou também irei recuar, fugir se necessário for para me proteger e resguardar minha integridade física.
O bom método, a boa rotina e o procedimento adequado levam ao aumento da eficiência. O caminho adequado para se chegar a alguma coisa aumenta a eficiência. Fazer bem as coisas, utilizar métodos, procedimentos e rotinas adequados conduz à eficiência.
Cuidado!!!
Se você se deparar com uma situação de refém, dentro de sua casa (alguém de sua família feito de refém) não entre na casa, se afasta, busque um lugar seguro e ligue imediatamente para a polícia. Situações com refém são extremamente delicadas, e exige uma equipe especializada para o gerenciamento da crise.
O mais aconselhável é você evitar entrar em sua residência o máximo possível, seja pela situação que sua casa não tenha ninguém ou tem alguém. Além de ser muito perigoso, você pode no confronto direto com a ameaça atingir seu familiar ou ente querido (você pode não saber a localização exata de seu familiar), ser feito de refém, ser surpreendido por um número maior de ameaças na casa e você pode criar uma situação de refém (criminoso fica barricado num cômodo com um famíliar). Diferentemente de situações em que você está dentro de sua casa e de repente ladrões invadem sua residência para cometimento de crimes.
Lembrando, se a única saída para residência for a porta de entrada (geralmente isso ocorre em apartamentos, condomínios), qualquer força maior que ameaça, empregada no ambiente fará ela lutar ou fugir. Por vezes irá lutar para poder fugir, e pra isso ela poderá passar por você ou tentar, com intuito de alcançar a saída.
Resumo
Um fator inegável é que mais que ninguém você conhece todos os pontos geográficos de sua casa, cada canto, cada extremidade. Vantagem essa que às vezes nem uma equipe tática tem. Por esse motivo nada mais justo e eficiente de você treinar toda a parte do CQB One Man em sua casa. De dia e a noite, verificando os pontos mais escuros, buracos, esconderijos para ameaças, estruturas, lugares para se abrigar, portas de banheiros ou outros cômodos que podem ser fechadas propositalmente para uma pista sobre a ameaça que pode estar nesse cômodo ou que já passou por e etc.
Fique atento, combata a sua ameaça perto ou dentro de uma área segura, que te forneça abrigo. Claro que podemos fazer a ameaça desistir de consumir o crime ou lutar e se render, dependendo das circunstâncias e o andamento do combate, “O plano B é fazer dar certo o plano A”. Dessa maneira, faça planos para combater dentro de sua casa tornando você ainda mais tático no emprego de técnicas:
“Não são os grandes planos que dão certo; são os pequenos detalhes.“
Stephen Kanitz