Há tempos porto uma lâmina diariamente pra onde vou, as vezes até duas, uma fixa e um canivete. No início, isso lá em 2005 mais ou menos, era só canivete e o que tínhamos disponível no mercado nacional… não era muita coisa, e naquela época também não tinha muito conhecimento e ia pelo visual mais “TÁTICO” (peguei um asco pelo uso dessa palavra). Após anos e anos de uso, testes, tipos, dos canivetes mais simples aos mais caros e renomados internacionalmente, hoje acabo usando mais uma faca do que um canivete.
Mas antes de falar sobre o que eu uso temos que tentar entender as diferenças e aplicações.
Para o que você vai usar, bem como valor de investimento, isso ajuda na sua escolha.
Para trabalhos como cortar uma corda, uma caixa, usar pra cortar uma carne na falta de uma faca de cozinha, uma lâmina mais simples já ajuda. Mas para uso em um treinamento no mato, que precise um saque rápido e cortar um cipó que enroscou no deslocamento, ou até mesmo numa defesa pessoal e um combate a curta distância, em que você tem que ter algo que tenha uma guarda mínima pra proteger sua mão para não deixa-la correr pra lâmina, caso uma estocada se depare com um osso ou algo que freie a perfuração, mas a energia da sua mão continue e para isso tem que ter algo que crie o STOP. Atentar ao “CHOIL” da faca que algumas empresas e cutelarias fazem muito proeminente e isso acaba se tornando um “ENRROSCÔMETRO”. Nesse caso precisa de uma lâmina com características mais específicas, empunhadura, design, lâmina mais encorpada, etc.
“CHOIL”: parte do final da afiação da faca um pequeno acabamento em forma circular.
Bom, por que eu trouxe até vocês esse assunto? Na verdade eu gostaria de compartilhar um resultado de testes e a escolha da lâmina, que pra mim, ficou sendo a ideal. Na verdade, das 4 apresentadas a seguir, eu testei 2 lâminas “Táticas” e 2 lâminas para “EDC”. E a opção final ficou com uma lâmina tática, mas com aplicação “híbrida” podendo assim dizer. Ela foi feita e pensada toda para combate porém eu a uso no dia a dia, eventualmente para cortar alguma coisa simples, mas se precisar está em pronto emprego para o uso em combate/defesa pessoal. Vamos lá, vou mostrar 4 tipos de lâminas (as que mais achei interessantes para o porte velado) e suas características individuais.
Vou apresentar as opções que cheguei depois falo sobre o por que da escolha, prós e contras.
1 – Faca Schrade Drop Point
Especificações Lâmina
Aço: 8Cr13MoV
Cabo: G10
Bainha: Kydex
Peso faca: 176g
Peso faca + bainha: 242g
Comp. Total: 204mm
Comp. Lâmina: 90mm
Esp. Lâmina: 4mm
Acabamento: Tratamento químico na lâmina
2 – ESEE Inzula
Especificações Lâmina
Aço: 1095 Aço Carbono
Cabo: Skeleton (trancei um paracord nele pra melhorar a pegada)
Bainha: Kydex
Peso faca: 68g
Peso faca + bainha: 118g
Comp. Total: 150mm
Comp. Lâmina: 65mm
Esp. Lâmina: 4mm
Acabamento: Pintura em Cerakote TAN
3 – TYR 1 ACOMBAT
Especificações Lâmina
Aço: P575S
Cabo: Skeleton com paracord
Bainha: Kydex
Peso faca: 92g
Peso faca + bainha: 137g
Comp. Total: 150mm
Comp. Lâmina: 65mm
Esp. Lâmina: 4mm
Acabamento: Pintura em Cerakote preto
4 – ESEE 3
Essas são as última facas que estou usando pelo menos nos últimos 3 anos diariamente, revezando e avaliando.
Especificações Lâmina
Aço: 1095 aço carbono
Cabo: Micarta e G10
Bainha: Moldada em Plástico de alta qualidade
Peso faca: 150g
Peso faca + bainha: 232g
Comp. Total: 210mm
Comp. Lâmina: 10mm
Esp. Lâmina: 3mm
Acabamento: Revestimento em Pó Texturizado
Após as devidas apresentações, vou explanar rapidamente o histórico da escolha e testes no dia a dia. Pela necessidade de usar uma lâmina diariamente e em diversas condições, como por exemplo com bermuda e camiseta esportiva pra ir pro treino de Jiu Jitsu, passear no parque com a família, enfim, não tinha bolso pra usar um canivete e muitas vezes tinha que colocar preso por dentro da cintura, alguns modelos acabam por serem desconfortáveis. Eu tinha a Schrade, mas o clip dela Tec Lock só poderia usar com cinto. Até que um dia comprei esse ESSE 3 e resolvi portar. Pra quem tem facas maiores o ESSE 3 pareceu ser a solução, pequeno e de perfil baixo. Mas o que chamou bem atenção, além da qualidade da lâmina e bainha, foi o clip com excelente retenção.
FACA ESEE 3
Por mais que parece ser uma lâmina de volume no porte velado, ela fica super bem mesmo com roupa de atividade física. E a retenção do clip mesmo em bermuda é confiável.
Mas não parei por aí, como gostei muito da marca e da ESSE 3, comecei a pesquisar e achei a IZULA da ESEE ainda menor. Alguns usam como “Nec Kinfe” (faca de pescoço).
FACA INZULA ESEE USA
E realmente ela trás todo conforto e qualidade da marca ESEE e com um plus a mais, que é o tamanho. Isso aumenta o conforto e as vezes até a sensação que não está portando nada. Uma pausa para reforçar a confiança no clip e retenção da bainha, simplesmente fodástico! E isso é extremamente importante quando se trata de faca para EDC e Defesa Pessoal, assim como o coldre para arma de fogo, a bainha você tem que ter certeza de que de 10 saques os 10 a faca sairá da bainha! Não pode enroscar, ter clip de retenção, etc…
E quando falamos de retenção, também é de suma importância a escolha da sua lâmina e bainha. Se quer saque rápido tem que ser algo confiável. Algo que quando for acessado não venha a bainha junto, por isso a importância do clip de qualidade. Os 3 clips das ESEE e ACOMBAT são excelentes para qualquer tipo de uso e retenção. Já o clip da ESQUERDA da Schrade do tipo Tek-Lock só dá pra usar com cinto. Não consegue usar com bermuda por exemplo.
FACA SCHRADE
A faca Schrade é um excelente exemplo de faca de baixo custo, ótimo fio e retenção, ótima empunhadura, excelente retenção na bainha, mas tem o problema de só poder usar com cinto, o que restringe muito a escolha dela para o dia a dia, sendo que aqui na minha região o meu uso maior é com bermuda. Mas como opção de compra, o custo/benefício é uma ótima escolha.
FACA TYR 1 ACOMBATE
Deixei por último essa pois virou meu xodó, recebi essa peça no começo do ano, e antes mesmo de falar dela, usei diariamente por uns 2 meses, até ter minhas considerações.
Essa faca segundo a ACOMBAT foi desenvolvida em parceria com profissionais e policiais que atuam em instrução de combate a curta distância e de retenção de arma de fogo. Nisso entra o uso da lâmina. Essa lâmina precisava ter as características especificas para a função.
– Lâmina extremamente leve. Essa cumpre a função com maestria acima de qualquer outro modelo apresentado. Com o conjunto extremamente alinhado e fino, bainha e faca, faz com que ela praticamente fique imperceptível ao corpo e “cole” a sua linha de cintura.
– Lâmina pequena, mas com um poder de corte e penetração excelente. Com 6,5cm e um fio falso no dorso, cumpre com o propósito facilmente. E ainda fica dentro da lei de alguns estados em que só pode portar lâminas com restrição de tamanho.
– Fio falso no dorso que facilita golpes de penetração.
– Ranhura para posicionamento do polegar no dorso possibilitando a mudança da empunhadura.
– Empunhadura ergonômica. O desenho do cabo dá uma pegada segura e confiante, tanto no saque quanto para golpear, cortar ou estocar.
– Por fim o clip que é de qualidade “gringa”.
Por isso acabei adotando o conjunto dessa lâmina e ficou como minha principal para o uso no EDC.
Espero que tenham gostado, tentei passar as impressões bem claras e diretas de cada lâmina. Se ficou alguma dúvida, entre em contato comigo que vou tentar ajudar.
Agradecimento a dois amigos que sempre estão ajudando, trocando ideias sobre equipamentos e impressões, vlw Renato Trivia (Trivia Combate) e Marcelo Utsch (Tactical Room), TMJ.
Grande abraço a todos.
No Luck All Skills