Vamos continuar com os lançamentos que tomaram parte no Shot Show 2020 em Las Vegas que se encerrou hoje.
Chiappa Rhino Match Master
A fabricante italiana Chiappa lançou a nova versão do revolver Rhino, denominado Rhino Match Master ele possui um cano de 6 polegadas e vem no calibre .38 SPL bem familiar aos brasileiros. O revolver tem as mesmas características do já famoso Rhino, um cano bem abaixo do eixo normal, o disparo na realidade ocorre na munição que fica mais abaixo no tambor e não na superior como revolveres tradicionais. Isso dá um controle de recuo excelente aos revolveres desse modelo. Ele vem equipado com um cabo de competição em madeira com contrapeso na parte inferior dando um balanceamento geral da arma muito bom. O gatilho não agradou muito, para ser uma arma que tem por objetivo competições de precisão o gatilho é pesado e tem vários estágios antes da quebra. O preço também assustou um pouco, no mercado americano o valor ficou em U$2990,00.
Roger 57
A Roger decidiu entrar em uma queda de braço com a FN quanto a uma das armas mais emblemáticas dos jogos de ação a five-seven. A Ruger 57 foi lançada na ultima semana do ano passado e fez sua aparição inicial no Shot Show. Ela tem o corpo em polímero e o slide em aço, possui 5 polegadas de cano e capacidade para 20 munições no calibre 5.7×28. Ela já vem com um corte no slide para Red Dot e acompanha placas adaptadoras para colocar os mesmos. O gatilho dela é bom, similar a outros modelos da Ruger. O preço também agradou os presentes no show, a U$799,00 ela custa um pouco mais da metade do que sua concorrente da FN que custa U$1435,00
Springfield Armory Saint EDGE PDW
A Springfield Armory também entrou na onda das carabinas (pela legislação dos EUA lá é considerado uma pistola.) voltadas para proteção pessoal. A EDGE PDW tem como foco ser uma “trunk Gun” que fica no carro para situações combate. Ela tem o tamanho total quando a coronha está retraída de 18,75 polegadas, uma arma realmente compacta. Ela vem com um gatilho de face plana de um estágio. O freio de boca cónico direciona toda a explosão de forma as chamas não chegarem a mão do atirador. Ao manusear a arma a sensação é de uma arma muito bem feita e com características ótimas o que nos decepcionou foi a escolha do calibre 5.56 que não terá um bom desempenho saindo de um cano de 5,5 polegadas. O preço de venda dele será de U$1699,00 e não há data para chegar ao mercado ainda.
Kimber K6S
A kimber lançou uma série gigante de pistolas e revólveres, entre eles várias opções do K6S. Na foto vemos a versão em inox brilhante. Devo admitir que esse foi o melhor gatilho de revolver que já tive a oportunidade de manusear, arrisco dizer que melhor que o gatilho do Colt Phyton recém re-lançado (não tive a oportunidade de manusear o colt Phyton original). Esse revolver tem um cão interno e só funciona em ação dupla, mas há versões com o cão exposto e a possibilidade de ação simples. A versão na foto tem cano de duas polegadas e calibre .357 Mag. Outras versões tem canos de 3 e 4 polegadas e acabamentos variados. Preços partem de U$865,00 e há versões que chegam próximas de U$2000,00
ZEV OZ9C
A ZEV é uma produtora de “Glocks” modulares e mais voltadas para competição. Como nos Estados Unidos somente algumas partes da arma são serializadas e consideradas a arma em si você pode trocar o slide, Cano ou mesmo o corpo da arma sem nenhuma burocracia. A OZ9C foi lançada no ano passado para se a G19 da marca, com tamanho compacto e uma série de diferenciais como o cabo com ângulo mais próximo do da 1911. Funil para facilitar a recarga, Slide com corte para mira tipo RedDot e com pontos reforçados e alguns pontos cortados para balancear o peso e tornar a arma mais leve. Massa de mira em fibra óptica. Botão de soltura do carregador em tamanho maior para competições. Cano revestido em nitrato de titânio e com rosca para a colocação de freio de boca. Gatilho de competição com dois estágios bem definidos. Todas essas características fazem com que o preço seja relativamente elevado: U$1679,00 quando comparado a uma G19 U$745,00 na versão MOS. Se for levar em consideração todas as bem feitorias a arma já vem preparada para competições e assim o preço não fica tão fora dos seus pares.
Beretta 92X Performance
Para os fãs da Beretta foi lançado a versão de competição do modelo 92, a 92X performance. Ela vem equipada com massa de mira em fibra óptica, detalhes serrilhados mais profundos no slide, tanto na parte da frente como na de trás. A trava de segurança foi alterada e colocada no corpo da arma, similar a uma 1911 ou as armas que a copiam mundo a fora. O botão de liberação do carregador foi aumentado ( por mais que o dos exemplares que manipulamos estavam extremamente duros, acreditamos que era apenas falta de lubrificação). O martelo foi cortado no seu miolo fazendo dele mais leve. O padrão de serrilhado da empunhadura é extremamente agressivo. O gatilho funciona em ação simples e dupla, em ambos ele é muito bom e dá para sentir os estágios com facilidade. O Cano tem 5 polegadas de comprimento e os carregadores que vem junto a arma tem capacidade para 15 munições cada, o que nos decepcionou um pouco já que seus pares de competição normalmente tem de 17 a 19 munições em seus carregadores. O preço é de U$1399,00 e só estará disponível no mercado americano no final do verão do hemisfério norte ou seja, lá por agosto ou setembro.