Devo ou não praticar tiro esportivo durante a gravidez?
Em português não encontrei nenhum artigo que pudesse me ajudar a responder a essa pergunta quando descobri que estava grávida. Contudo, encontrei alguns artigos em inglês que me ajudaram a pesquisar mais sobre o assunto e chegar a uma decisão.
Nos artigos que li as duas maiores preocupações para o bebê são com a intoxicação por metais pesados especialmente o chumbo e a exposição ao ruído.
Intoxicação por metais pesados
Informações retiradas do Informativo da CBC Nº 61 – Emitido em Maio de 2013
As espoletas convencionais atuais contêm como princípio ativo estifinato de chumbo (sal de chumbo), que após a detonação liberam partículas sólidas extremamente pequenas, gases contendo óxido de chumbo e vapores de chumbo metálico, permanecendo no ar por longo tempo. O bário (nitrato de bário) é utilizado como oxidante na composição da mistura iniciadora (contida na espoleta), sendo também liberado para o ar sob a forma de partículas sólidas e gases. Já os projéteis, em geral, são fabricados integralmente de liga de chumbo ou, quando do tipo encamisado, possuem sua base de chumbo exposta à ação erosiva dos gases extremamente quentes originados na queima do propelente. De um modo geral e quando são utilizados projéteis totalmente de chumbo, 20% do metal encontrado no ar é proveniente da mistura iniciadora e 80% do próprio projétil.
A intoxicação do ser humano ocorre por aspiração ou inalação desses elementos tóxicos. Outra forma é a ingestão direta de partículas aderidas às mãos: o simples manuseio de estojos deflagrados ou de projéteis de chumbo, fato bastante comum na prática de recarga de munição, já é fonte de contaminação.
O chumbo causa uma intoxicação conhecida tecnicamente como saturnismo e particularmente perigosa por ser cumulativa, já que o metal é dificilmente eliminado pelo organismo.
Como visto, o chumbo entra em contato com nosso corpo por duas maneiras:
- Ingestão, como tocar a comida com as mãos contendo resíduos de pólvora ou;
- Inalação, se você estiver atirando em uma área com pouca ventilação.
Toda vez que você dispara sua arma são lançados no ar metais pesados que atingem suas mãos, braços, rosto e cabelos e obviamente o ar que você inala.
Mesmo pequenas quantidades de chumbo podem causar sérios problemas de saúde. O acúmulo de chumbo no corpo das mulheres em idade reprodutiva pode ser transmitido para o feto durante a gravidez, segundo revela uma publicação do semanário MMWR do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), de Abril de 2007. A placenta, estrutura responsável pela nutrição fetal durante a gestação, permite a passagem do chumbo para o bebê, fato que eleva o risco de complicações na gravidez e de aparecimento de doenças após o nascimento.
Não encontrei registros médicos ou pesquisas que mostrem níveis seguros de chumbo para um feto. O que se sabe é que altos níveis de exposição ao chumbo provou causar diminuição do peso ao nascer, aborto expontâneo, parto prematuro e pré-eclampsia. Em minha pesquisa também encontrei na revista SciELO – Scientific Electronic Library Online Os efeitos do chumbo sobre o organismo humano e seu significado para a saúde pra quem quiser ler mais sobre a intoxicação por chumbo especialmente nas populações expostas ocupacionalmente e nas crianças.
Dessa forma, deve haver um maior cuidado quanto à exposição ao chumbo e aos outros metaís pesados, a fim de se evitar e impedir assim a contaminação fetal durante a gestação.
Exposição ao ruído
No tiro esportivo alguns intens são essenciais para sua prática como os abafadores. Qualquer pessoa que já passou algum tempo com uma arma de fogo entende o nível de ruído produzido durante o tiro.
Os níveis de som produzidos por uma arma de fogo pode chegar de 140 decibéis a 170 decibéis. Para colocar isso em perspectiva, o barulho de uma turbina de avião ou de uma caixa de som em um show de rock alcança aproximadamente 130 decibéis.
Quando o bebê começa a ouvir?
Por volta das 18 semanas de gravidez, o bebê começa a ouvir os primeiros sons ainda dentro da barriga. Com 24 semanas, as pequenas orelhas se desenvolvendo rapidamente. A sensibilidade do bebê ao som melhorará ainda mais com o passar das semanas.
A estrutura muscular, os órgãos e o líquido amniótico da mãe fornecem alguma proteção para o feto em desenvolvimento. No momento em que os sons chegam ao bebê que ainda não nasceu, eles foram significativamente abafados. Apesar dessa proteção natural, a exposição ao ruído durante a gravidez pode ter um impacto negativo no desenvolvimento fetal. A exposição prolongada a sons altos pode levar a uma resposta imunológica alterada no feto e perda potencial de audição em bebês.
Vale ressaltar que essa foi minha pesquisa, é muito importante que você converse com seu médico obstetra e siga suas prescrições.
Para as mamães que sob a orientação dos seus médicos forem liberadas para continuar a praticarem o tiro esportivo existe alguma orientação?
De acordo com artigos lidos existem opções que reduzem todos esses meleficos que podem afetar seu bebê durante a gestação como;
- Usar lead-free ammunition. Encontrei a Non-toxic ammunition da CBC.
- Procure atirar em áreas bem ventiladas preferencialmente em áreas externas.
- Não limpe suas armas (deixe outra pessoa fazer isso).
- Use máscaras e luvas.
- Lave bem os braços, rosto e mãos com água fria logo após atirar e sempre antes de tocar no rosto.
Há várias considerações a serem levadas em conta na sua decisão e cada uma tem suas razões e seus motivos. Caso tenha optado em dar uma paradinha durante esse período, saiba que você ainda pode optar pelo dry-fire (treino à seco) utilizando snap caps (munição de manejo).
Espero que essa leitura possa te ajudar! Até mais!