O intuito deste post é incentivar e popularizar o tiro esportivo, além de demonstrar que atirar não sai tão caro quanto muitos dizem.
Os dados a seguir demonstram a estimativa de custo de cada componente essencial para a recarga de munições nos especificados calibres.
Antes de iniciar a leitura, peço que se atente as observações abaixo:
1) Os valores citados de insumos da CBC (estojo, pólvora e espoletas) são correspondentes aos estados onde o ICMS é igual a 25%, em estados onde este imposto é maior, haverá alterações para mais.
2) As cargas (quantidade de pólvora) são indicadas com base no informativo técnico nº 44 da CBC, é possível se fazer cargas inferiores para economizar propelente e gerar menos potência/recuo, facilitando o rendimento em competições. Porém, caso vá treinar para sua defesa pessoal, recomendo que utilize uma carga semelhante ao que pretende usar para se defender.
3) Estes valores foram calculados em junho de 2020, podendo ser alterados a qualquer momento e sem aviso prévio pelos fabricantes.
4) Novos cálculos de calibres serão adicionados assim que possível, além dos apresentados serem atualizados mensalmente (caso haja alteração).
5) A CBC impõe alguns limites mínimos de compra de insumos, observe e calcule antes de tomar qualquer decisão.
6) Existem várias opções de fabricantes de projéteis no Brasil, entrei em contato com a maioria delas para pedir orçamento e apenas as 4 mencionadas retornaram o E-mail.
Lembrando que esses valores devem ser usados apenas como base, pois há várias regiões do Brasil onde o ICMS praticado é superior a 25%.
O frete para munições e insumos direto da CBC já está incluso no valor dos produtos, além de receber um leve desconto (não incluído nos cálculos) quando pagos por boleto bancário à vista.