A Texas Expo Tiro aconteceu nos dias 23 a 25 de julho em Joinville Santa Catarina e foi a primeira feira aberta ao público do Brasil. Outras feiras do setor já ocorreram aqui no Brasil, mas sempre limitadas ao público especializado (Mídia, lojistas, autoridades, etc) ou são focadas em treinamento como por exemplo a W2C que ocorrerá em Setembro.
Mas afinal como foi a feira?
Superou as expectativas! o público atendeu em grande número e mesmo a feira sendo relativamente pequena ( do tamanho de uma quadra de futsal) ela estava muito bem montada e com vários nomes conhecidos de fabricantes nacionais e importadores de armas, além de fabricantes de acessórios, prensas de recarga, mochilas, roupas, facas e personalização.
Devo dizer que me deu grandes expectativas para a Shot Fair que ocorre mês que vem e que contará com uma área maior de exposição.
A Texas contava com um quadro de oficinas muito interessante, com vários nomes conhecidos e alguns dos nossos autores como palestrantes também e as oficinas estavam em sua maioria lotadas. Entre os nossos autores que participaram estavam: Marcos Pollon do Pró Armas, Samurai Caçador, IAT Falconi, casal LadoR, Felipe da Bushistrategy e o Rangel da C.A.R. System
Surpresas
Quando vamos nessas feiras algumas surpresas muito positivas normalmente ocorrem. A primeira com certeza foi o espírito de união entre todos os expositores e o público, a conversa que mais corria nos corredores era sempre que não havia concorrentes ali dentro, mesmo vários vendendo produtos que em teoria competem pelo mesmo público. Isso por que todos ali sabem que a batalha que precisamos enfrentar em um futuro próximo é outra, não uma disputa comercial por um mercado que mal começou a engatinhar ainda.
Outra supresa foi a união entre as mídias especializadas, tivemos a oportunidade de interagir com o pessoal da Revista ProPoint lançada a poucos meses e que tem um excelente material. No mesmo estande estavam expostas as prensas da JMA e os acessórios da Shotgun que agora passa a se chamar STG. Não tive oportunidade de recarregar com as prensas e Dies deles, mas pareciam muito boas.
Expositores
Os estandes variavam muito, desde distribuidores grandes de marcas famosas até artesãos locais. Entre os grandes expositores estavam por exemplo o pessoal da Mundo Mira que distribui Vortex no brasil ( Cupom INFOARMAS10 no site www.mundomira.com.br), O pessoal da Pavei que distribui a Hatsan e a Walter para lojistas de todo o Brasil e estavam com um modelo de espingarda calibre 12 de cano de 14 polegadas muito legal (foto abaixo), no mesmo estande estava o pessoal da Not Rust que faz cards anti-corrosivos para armazenar armas. O pessoal da Invictus que estava praticamente ao lado do Pró-Armas que estava lançando uma linha de produtos de limpeza fabricados e apoiados pelo pessoal da Clarus Tatical.
A Golden Dome que ainda não entrou em operação oficial estava presente e vai futuramente distribuir os produtos da Steiner aqui no Brasil, marca consagrada lá fora. No mesmo corredor estavam presentes o pessoal da Desmodus que fabrica torniquetes aqui no Brasil e estavam lançando um porta torniquete muito interessante, com saque frontal que me chamou muita atenção. O pessoal da NoBullets que faz munições de manejo de vários calibres estavam com um estande muito interessante, eles tem um produto excelente para a prática a seco em casa.
O pessoal do Madeira Bem trabalhada e da Maragato que trás as espingardas da Maestro ( espingardas em formato de AR) dividiram um estande bem na porta do evento, o trabalho do Madeira Bem trabalhada é fenomenal e as espingardas da Maestro me surpreenderam positivamente, muitos aqui sabem que não sou o maior fã de espingardas na plataforma AR, mas as da Maestro poderiam ser uma excessão nesse gosto.
Logo na frente o pessoal da Rossetto estavam com espingardas da Thyphon e com a linha completa da Vector optics. Um dos expositores que me surpreendeu bastante foi o Márcio da MS coldres que saiu recentemente da industria calçadistas e trouxe a sua experiencia para o mundo dos coldres. O Coldre dele é bem diferenciado e um material muito bom mesmo.
Conclusão
Essas feiras são excelente e dá uma esperança de um futuro melhor para o mundo armamentista, a Shot Fair está na esquina e ainda dá tempo de todos participarem. Quanto mais fortificarmos esses eventos, participando e ajudando, mais fortes seremos.
Gostaria de deixar um abraço a todos aqueles que tiraram fotos comigo e com a nossa equipe, o apoio que todos dão ao nosso trabalho e principalmente ao trabalho dos autores é fenomenal.
Gostaria de deixar também os parabéns a organização do evento que estava excelente e que já estamos no aguardo para ano que vem!