O que é IPSC?
O Tiro Prático como esporte se originou no sul da Califórnia no anos 50. Inicialmente, as provas eram uma mistura de desafios que envolviam sacar a arma rapidamente, vencer ou contornar obstáculos de modo a poder visualizar os alvos. Em 1976 foi fundada a \IPSC (International Practical Shooting Confederation) por representantes de nove países onde o esporte começava a se popularizar. O Coronel Americano Jeff Cooper (falecido em 2006), que é considerado como o “pai” do esporte, eleito como primeiro presidente da IPSC. Neste evento, conhecido como “Conferência de Columbia”, foi dado início a criação de um corpo administrativo e ao processo de padronização e divulgação das regras.
O IPSC é um esporte dinâmico e desafiador, que exige que o esportista execute suas habilidades de tiro com velocidade e precisão utilizando armas com potencia ajustadas ao regulamento. Além de o atleta ter que se movimentar muito, a distância e as configurações de cada pista são sempre diferentes.
As competições de IPSC são organizadas levando em consideração o Motto da prática: “Diligentia, Vis, Celeritas” (DVC), que significa “Precisão, Potencia e Velocidade”. Nelas, O árbitro (Ranger Officer – RO), sinaliza o início da série e acompanha de perto o atirador a fim de zelar pela segurança e pelo cumprimento das regras. A pontuação da pista é obtida dividindo-se o total de pontos obtidos pelo tempo gasto. Ganha a prova aquele que obtiver o maior número de pontos.
Hoje em dia, a International Practical Shooting Confederation (IPSC) organiza e regulamenta as provas de IPSC com a utilização de armas curtas (handgun), longas (shotgun) e rifle, que são promovidas em mais de noventa países, chamados de “Regiões”, da Argentina ao Zimbábue. Todos os anos os Diretores Regionais destas Regiões se reúnem para a Assembleia Geral da IPSC
MAS O QUE O IPSC TEM EM RELAÇÃO COM IMPORTAÇÕES?

Na verdade temos alguns seguimentos relacionados a importações: IPSC, Tiro Esportivo, Tiro de recreação e Colecionismo que são os grandes carros das importações individuais no Brasil. Mas, entendendi, e o IPSC?
O IPSC é o grande nome do esporte de tiro em crescimento no Brasil , por ser seguro , dinâmico e desafiador, grandes empresas responsáveis por produzir, vender e distribuir armas pelo mundo voltaram seus olhos para este esporte.
Temos grandes empresas como a CZ que patrocina o mega campeão mundial Éric Grauffel, Beretta que patrocina outro grande campeão mundial o JJ Racaza, Mosserg E SW que patrocina o Jerry Miculek. Temos atletas de nome também feminino como Jessie Harisson patrocianda pela Hornady, Taurus. Tudo bem, o que significa isso tudo?

Significa que os grandes nomes do esporte não só ajudam divulgar a marca entre os atiradores mundiais com o também, ajudam a desenvolver as plataformas para o uso civil e militar. Estas armas são testadas exaustivamente em campo. Atletas chegam a efetuar mais de 10.000 disparos por semana em ano de mundial levando assim o teste mais duro que o material pode ter.
ASSIM, AGORA COMO ISSO INFLUÊNCIA NAS IMPORTAÇÕES?

Simples, no meio esportivo se seu atleta preferido estiver usando uma bola, camiseta, tênis este será o objeto de consumo dos fãs e atletas não profissionais. O mesmo acontece como tiro, se a CZ shadow 2 esta hoje no topo da lista de vendas de armas curtas para IPSC um dos responsáveis é o Éric como também foi na época da Tanfoglio. Outra arma na lista de consumo é a MPX competition carbine que tem na Sig Sauer como garoto propaganda o Max Michel que é um dos grandes nomes do tiro mundial.

No caso da Beretta além das armas longas para o tiro Olímpico, Tiro ao prato temos a grande Beretta 92 x performance que hoje em dia graças a marca que juntou-se com JJ Racazza é um dos tops em desejo de atiradores.

Então o IPSC é o laboratório esportivo em questão de armamento que mais cresce no mundo e as grandes empresas sabem disso. Sendo assim, influência diretamente na lista de armas a serem importadas, colecionadas e por atiradores no Brasil.
