Já faz algum tempo que falamos da possível chegada de novas armas importadas no Brasil. Nosso país tem naturalmente poucas opções de armamento já que depende atualmente de apenas duas indústrias para suprir o mercado interno. Mas as coisas vem mudando nos últimos meses. A Ascguns, importadora oficial das marcas Springfield-Armory, Beretta, Stoeger e IWI anunciou durante a Shot Fair que expandiria suas ofertas de modelos, primeiramente passando a disponibilizar as 1911 dos modelos Mil-Spec Defend Your Legacy (foto abaixo), Ronin (segunda foto abaixo), Loaded e TRP.
Após meses de aguardo e burocracias tanto do lado americano, quanto do brasileiro finalmente estas armas chegaram aqui nas terras brasileiras e estão sendo distribuídas para lojistas em todo território. Segundo a empresa, aqueles que fizeram as reservas antecipadamente estão recebendo os pedidos, e os lojistas que não fizeram estão conseguindo parte das desistências. A empresa já avisou que outras cargas estão a caminho já que a procura pela primeira foi extremamente grande.
Para aqueles que não conhecem, a Springfield-Armory é uma das mais antigas fabricantes dos Estados Unidos. Previamente estatal, hoje em dia a empresa é privada e não se localiza no mesmo local de antes (Springfield, Massachusetts), atualmente ela se encontra em Illinois. Mas o histórico de qualidade e abundância de modelos continua. As 1911 deste fabricante são reconhecidas lá fora pelo excelente custo benefício e qualidade, a linha mais elitizada é a TRP que é reconhecida lá fora por brigar com grandes marcas de 1911 top de linha (linha boutique, por assim dizer).
A linha da empresa começa com as duas versões Mil-Spec em inox e em aço oxidado. Ambas as versões são verdadeiros itens de colecionador. Podem ser usadas, claro, mas essas belezas em .45 ACP merecem um lugar de destaque. Seguindo as linhas e características do projeto da M1911A1 essa peça funciona perfeitamente. Vem com carregador de 7 munições (2 carregadores), mas pode usar o carregador de outras 1911 que possuam capacidade igual ou maior.
A próxima linha da Springfield-Armory é a Ronin, que possui uma armação em aço inox e um ferrolho em aço oxidado preto. A lenda diz que essa arma foi criada para as unidades especiais das polícias dos EUA, e foi realmente adotada por várias, mas não com exclusividade, já aparecendo no mercado há muito tempo. A versão que chega no Brasil acompanha carregador para 8 munições, cano de 5”, maça de mira de fibra óptica e alça de mira tática preta, além de talas em madeira que dão uma elegância a mais para a arma. Por enquanto essa arma só chega no calibre .45 ACP, mas quem sabe no futuro não veremos ela por aqui em 10MM Auto ou 9x19mm como nos EUA em?
A próxima linha é a Loaded Marine Corps, essa acabou vindo com duas categorias de talas, uma emborrachada e outra em G10. O que chama atenção nesse modelo é a cor, uma combinação de pintura preta no ferrolho e uma pintura verde oliva na armação. Combinação realmente bonita quando vista na luz, no escuro a arma aparenta ser totalmente preta. Essa versão possui trilho inferior para a instalação de lanterna. Acompanha dois carregadores de 7 munições. Realmente uma das armas mais lindas da linha
E por último, a TRP, ou seja, o ‘top’ de linha da marca. O acabamento em inox é lindo, a arma vem bem aliviada e já com várias características premium como funil alongado. Miras de três pontos com trítio, talas e empunhadura com aspereza controlada (as talas são em G10 também). O pior é que só dá para realmente ver o valor dessa arma pegando na mão, realmente uma obra de arte. Ela também vem com dois carregadores para 7 munições cada.
Essa é uma excelente notícia para nosso segmento. Quanto mais armas e mais importadores chegarem ao nosso mercado, mais opções e segurança jurídica teremos. Com certeza a Ascguns está de parabéns pelas escolhas de importação e em breve teremos acesso a essas peças para fazermos o review detalhado de cada armamento.