Processo INPI 930721535
Prof. Dr. Willian Marinho Dourado Coelho
Departamento de Patologia Animal e de Análises Clínicas Veterinárias – Faculdade de Ciências Agrárias de Andradina – Andradina/SP
RESUMO
Este método de treinamento possibilita que durante as provas de tiro os alvos se movimentem de modo não simétrico, sem padrão e oscilatório durante seu deslocamento, exigindo do atirador maior nível concentração e habilidade técnica para atingi-lo, enquanto que, nos alvos convencionais, a silhueta é estática, divergindo de um animal ou ser humano em movimento. Os alvos tradicionais são divididos em alvos estáticos compostos, de silhuetas fixas, com movimentos circulatórios, ou alvos que transitam de um lado para o outro. Estes tipos de alvos são previsíveis e memorizáveis, divergindo de um ser vivo que, ao se locomover, não apresenta previsibilidade em seu comportamento de luta ou fuga. Neste método de treinamento com alvo móvel, a não previsibilidade da localização do alvo em lateralidade, altura e profundidade faz com que o balão-alvo simule melhor o movimento de um animal ou um ser humano, sendo aplicável ao treinamento bélico para testes militares, forças de segurança e para praticantes de tiro esportivo.
ABSTRACT
This training method allows targets to move in a non-symmetrical, patternless and oscillatory manner during shooting tests, requiring the shooter to have a higher level of concentration and technical skill to hit them, whereas, in conventional targets, the silhouette is static, diverging from a moving animal or human being. Traditional targets are divided into static targets composed of fixed silhouettes, with circulatory movements, or targets that transition from one side to the other. These types of targets are predictable and memorable, unlike a living being that, when moving, does not present predictability in its fight or flight behavior. In this method of training with a moving target, the non-predictability of the target’s location in laterality, height and depth makes the target balloon better simulate the movement of an animal or a human being, being applicable to military training for military tests, forces security and for sports shooting practitioners.
INTRODUÇÃO
EEste método de treino se aplica ao campo de invenção de materiais bélicos para testes militares, policiais e de provas de tiro. A utilização de alvos em movimento permite que os balões sejam locomovidos em diferentes direções, o que requer maior nível técnico do atirador para atingir o alvo (Gráfico 1) enquanto que, nas modalidades convencionais, a silhueta é estática, divergindo de um animal ou ser humano caminhando ou correndo.
Gráfico 1. Comparação dos resultados obtidos por atiradores esportivos no teste de precisão de tiro em alvo fixo e em alvo móvel (Método WM®), realizado no Clube de Tiro Andradina-SP. 2023.
Os alvos tradicionais permitem que o atirador memorize e preveja sua localização/posicionamento, o que não ocorre com um ser vivo que, ao se locomover, não apresenta previsibilidade em suas ações ao tentar fugir ou atacar o agressor.
Breve descrição dos desenhos
Figura 1. Atirador posicionado diante de um balão alvo que será recolhido por uma carretilha em sua direção. Neste caso as hastes podem ser posicionadas de diferentes modos fazendo com que cada prova seja diferente da outra, evitando que se memorize o trajeto do alvo.
Figura 2. Demonstra um balão fixado numa linha entre duas hastes e, abaixo do balão-alvo existe um ventilador que fará com que o balão permaneça em estado de movimento oscilatório.
Figura 3. Demonstra um balão-alvo que será recolhido em direção ao atirador. Por ser de material leve, inflável e movimentado bruscamente pelo vento do ventilador, o balão irá simular o comportamento de um indivíduo agressor que se aproxima rapidamente e em estado de esquiva até o atirador.
Figura 4. Demonstra um balão-alvo que será recolhido em direção ao atirador. Por ser de material leve, inflável e movimentado bruscamente pelo vento do ventilador, o balão irá simular o comportamento de um indivíduo agressor que se aproxima rapidamente e em estado de esquiva até o atirador, porém utilizando o sistema automático de suporte de alvo num estande fechado.
Figura 5. Demonstra um balão fixado numa hastes única e, abaixo do balão-alvo existe um ventilador que fará com que o alvo permaneça executando movimentos oscilatórios.
Descrição da invenção
No método WM® de tiro em alvo móvel os balões-alvo oferecem uma diversidade de desafios aos praticantes de tiro uma vez que os alvos estão em movimento e, sua a oscilação constante simula o deslocamento de um corpo (humano ou animal), sendo praticamente impossível que um teste seja igual ao outro. Para isso, as pistas de tiro são preparadas com bases e hastes móveis, utilizando a força do vento (natural ou artificial) bem como a mutabilidade aplicada na velocidade de recolhimento do alvo. Estas variáveis antagonizam o que ocorre atualmente com os alvos de silhueta estática, seja de metal ou de papel, fixos ou móveis, que são previsíveis e repetitivos. .
Os materiais necessários para o método WM® de tiro em alvo móvel são: local seguro para tiro, carretilha de pesca com linha (preferencialmente de cor que a camufle com o ambiente), balões e hastes que possa ser fixadas e removidas do chão, permitindo que se altere o perfil da prova quando for preciso, permitindo inclusive que o atirador se desloque dentro da área de tiro, seja na direção do alvo ou recuando/esquivando da sua aproximação.
O método WM® de tiro em alvo móvel permite a resolução do problema com os alvos estáticos e de movimento simétrico lateral, circular de profundidade pois, neste método, o principal fundamento consiste no movimento não previsível do alvo e na possibilidade de mudança de cenário da prova sempre que necessário.
Exemplos de concretizações da invenção
O método WM® de tiro em alvo móvel é um sistema de baixo custo e que depende de poucos materiais para sua execução. Fica demonstrada a superioridade deste tipo de alvo móvel em relação aos demais alvos estáticos e móveis existentes uma vez que, com o balão-alvo é possível efetuar o controle/ajuste da velocidade de recolhimento e do seu movimento, sem contudo repetir, memorizar ou prever o comportamento do alvo, exatamente como ocorre com um animal ou um humano fugindo ou atacando o atirador.
AGRADECIMENTOS
Agradeço aos Amigos Jorge H. Ohf fundador do portal INFOARMAS e ao presidente do clube de tiro Andradina CB PM Allan E.C. Marcelino pela valiosa parceria na realização e divulgação deste experimento.