Um dos conceitos básicos que mais confundem os iniciantes do mundo do tiro são os modos de ação das armas de mão. Existem duas formas de ação comumente achadas em pistolas: A simples e a dupla.
O que é ação simples?
Armas de ação simples são aquelas que necessariamente para serem disparadas precisam que para o primeiro disparo se manobre o ferrolho (slide) ou o cão (martelo). Vamos pensar no seguinte exemplo: Uma Glock não dispara se você simplesmente colocar o carregador e puxar o gatilho. Existem outras pistolas que tem ação dupla e trataremos delas a seguir. No caso dos revolveres é um pouco diferente, quando o revolver só funciona em ação simples, toda vez que você quer disparar precisa manobrar o cão (martelo) para a retaguarda. Isso ocorre por que nas pistolas o recuo do disparo leva o ferrolho a retaguarda e assim já coloca o percursor ou o martelo na posição para disparo novamente. Nos revolveres não há partes moveis que levam o martelo a retaguarda.
Vamos imaginar um filme de cowboys, você já reparou que o ator manobra o cão com uma mão e dispara a arma com a outra. Isso se dá justamente por que a maioria das armas da época só funcionavam em ação simples.
O que é ação dupla?
Armas com ação dupla permitem que o atirador não manobre o ferrolho a retaguarda, o simples ato de puxar o gatilho leva o percursor ou o martelo a retaguarda e quando chega no ponto de quebra do gatilho ocorre o disparo. Praticamente todos os modelos modernos de armas com cão externo e até algumas que não tem martelo externo conseguem fazer isso também. Por exemplo a Beretta 92 ou sua semelhante nacional a Taurus 92, ambas nas suas variações mais comuns pode realizar disparos caso tenham munição na câmara com o simples apertar do gatilho. Sem necessidade de se armar o cão a retaguarda.
Como saber se uma arma funciona em Ação simples ou dupla?
Caso você não tenha acesso aos dados técnicos da sua arma o jeito mais fácil de se verificar isso é removendo toda munição da arma, tenha certeza absoluta que sua arma esta fria, inclusive testando mais de uma vez se necessário. Cheque a câmara para ter certeza que não há mesmo nenhuma munição. Sem carregador e sem munição na câmara, mire em um local seguro e puxe o gatilho, você ouvira o percursor. Agora sem manobrar o ferrolho nem o cão a retaguarda puxe o gatilho novamente. Se você ouvir o percursor novamente (um click bem audível) sua arma tem ação dupla, caso o gatilho não se mova ou não ocorra nenhum click quer indicaria que sua arma tentou fazer um disparo sua arma tem ação simples.
Para aqueles que querem procurar sobre esse termo em inglês os americanos chamam essas funções de Single Action para a ação simples e Double Action para a ação dupla.
Não há como afirmar que uma ação é melhor que a outra, cada uma tem uma intenção para o projeto de cada arma. Armas de ação simples tendem a ter gatilhos mais leves, mas dificilmente você verá alguém se defendendo com um revolver desse tipo. A arma que você escolher deve casar com suas necessidades e propósitos.