Aconteceu nos dias 4 a 7 de Setembro na cidade de Itú a World Combat Conference, mais conhecida por W2C. Um evento voltado ao público operacional que contou com 1,6 mil instrutores policiais e de armamento e tiro, além de CACs e membros de forças de segurança. Que participaram de 42 clínicas, palestras e oficinas.
Estávamos lá presentes e o evento realmente foi excelente! com uma pegada bem diferente dos demais eventos desse ano o W2C estava focado no aperfeiçoamento de operadores de armas de fogo, o apelo não era de feira comercial, mas de vários cursos e palestras para melhorar as habilidades do operador.
Alguns dos instrutores que estavam presentes dando suas oficinas práticas: Rigo Durazo da TacFlow Academy, Mariusz Urbaniak com a oficina de APH de combate, O veterano Navy Seal Rich Graham, o Delegado Fabrício de Oliveira da CORE/RJ, o lendário Royce Gracie, além de muitos, mas muitos outros nomes de renome. Devo destacar a participação de vários dos nossos autores também, como: Felipe Rodrigues, Felipe Lessa, Doc Maniglia, Álvaro Milhomem e Beatriz, Luiz Gaspar, Luciano Lara, Samurai Caçador e Eduardo Betini, além de diversos amigos instrutores do Brasil todo!
Evolução
O evento sofreu uma evolução considerável da primeira edição. No ano passado, sofreu com problemas relacionados a estrutura e pelo fato de não ter possibilitado aos operadores nas clinicas fazerem disparos, apenas o instrutor. Ambos os problemas foram solucionados esse ano.
Com parque de alimentação de tamanho muito maior e que não sofreu para atender os 1,6 mil famintos depois de dias longos de treinamento. E a instalação de separações balísticas na pedreira da Base Armalite, possibilitando a realização de disparos na maioria das clínicas!
Realmente a melhora foi substancial, além disso ouve uma evolução na Base Armalite com a inauguração dos estandes cobertos e aperfeiçoamento das estruturas. O número de Vans de transporte foi exponencialmente aumentado, possibilitando o deslocamento entre as clinicas de maneira muito mais rápida.
Realmente a organização se dedicou em ouvir o feedback dos participantes do ano passado e a Sansone eventos realmente melhorou os pontos que haviam prometido melhorar!
Todas as clínicas do evento foram espetaculares, tive oportunidade de participar de algumas e a vontade era de ficar em todas para participar, coisa que era impossibilitada pelo número de clinicas simultâneas. Destaque para a Clinica do Sr. Rigo Durazo a qual observei durante horas e que tratava de vários pontos e táticas de combate urbano.
A Clinica do Agora autor do InfoArmas Paulo Cesar sobre combate urbano e tipos de dispositivos de mira também foi uma das que fiquei horas, a diferença de performance dos participantes com os diferentes tipos de dispositivos de mira era marcante e com certeza renderá um texto futuro.
A clinica de Aph de combate do Doc Maniglia e do Sr. Mariusz Urbaniak forma sensacionais também.
Houveram várias clinicas que outros autores conseguiram participar, estamos trabalhando para trazer um breve resumo de algumas em breve!
Problemas
Como toda feira desse tamanho, principalmente em época de pandemia, sabíamos que ocorreria problemas. Algumas das atrações internacionais do evento tiveram suas viagens canceladas de último momento devido a restrições legais de viagens ou devido a questões de saúde. O que fez com que a grade de horários tivesse de ser alterada de maneira que várias das oficinas acabaram por conflitar horários.
Com certeza isso foi um problema sério, já que muitos dos participantes acabavam por não conseguir participar das oficinas que estavam inscritos. Mas devemos colocar em peso o fato de que isso não foi culpa da organização do evento e que independente do que se quisesse não havia como prever tais cadeias de eventos antecipadamente. A Organização já deixou claro que para a próxima edição medidas serão tomadas para minimizar ainda mais tais acontecimentos.
Da feira de negócios
O evento não tinha como foco a parte de negócios, mesmo assim contava com uma excelente estrutura de expositores, incluindo a Invictus com o lançamento dos novos uniformes da PRF que tiveram extenso desenvolvimento tecnológico aqui em território nacional. O pessoal da Safariland que vem chegando no brasil através da golden Dome e que em breve estará com grande disponibilidade de acessórios da marca disponíveis aqui em terras tupiniquins. A Desmodus com os torniquetes feitos aqui no Brasil e que gentilmente cederam um cupom de desconto de 10% para todos os nossos leitores no site deles (cupom infoarmas), durante a feira foi lançado o torniquete na cor verde militar que possibilita uma maior descrição do equipamento em uniformes da cor.
Outros expositores presentes foram: A CBC e Taurus com os novos destaques como o T4 em 300BLK, T10, Espingarda Military de 14”, Munições com projéteis revestidos de polímero, entre outros. A Marthe estava presente com uma loja móvel recheada de novidades para modificação da plataforma AR além de um simulador de corridas de carro.
A Glock estava presente com toda a linha de pistolas para manuseio, além disso a NEXT empresa que trás a Glock ao Brasil estava com os fuzis da Armalite expostos no seu estande já que eles são os importadores oficiais da Armalite. O pessoal da AR500 estava presente com diversos tipos de alvos metálicos tratados passíveis de disparos de fuzis e pistolas.
O pessoal da Metrolite estava presente com Red dots de origem israelense, um destaque é o Red dot deles com sistema de trilho integrado que substitui a Maça de Mira da Glock, solução muito interessante para quem tem uma Glock sem o sistema MOS, ou que tem a GX4 por exemplo.
O pessoal da Pista Quente Custom estava com todo o aparato de modificação e gravação de armamento lá, fazendo a gravação de armas, cases, entre outros. Além de prestarem a manutenção com os produtos do Pró Armas by Clarus Tactical.
Também vale destacar os anfitriões do evento, o W2C ocorreu na Base Armalite, parte do grupo americano SAC, O mesmo estava com diversos fuzis de precisão das marcas Armalite, Surgeon e MacMillen em exposição, Fuzis raramente vistos no Brasil e que agora estão vindo com mais força para o Brasil, com certeza veremos mais conteúdos sobre taís armamentos aqui no Brasil!
Sobre a edição do Ano que vem
A edição do Ano que vem já tem data! Ocorrerá nos dias 16 a 19 de junho de 2022 e os ingressos estarão disponíveis a partir de 20 de janeiro. Com certeza estaremos lá em peso cobrindo o evento novamente!
A previsão é que o evento do ano que vem tenha mais participantes, algo na casa dos 4,5 mil pra ser mais exato e por isso é recomendado correr assim que abrir os ingressos. O local do evento ainda não foi definido, mas será revelado em Breve pela organização.
Para mais informações sobre o evento do ano que vem acesse: www.w2cbrazil.com.br