Milhares de pessoas querem ter armas de fogos e muitas desejam portá-las. E como compreendo o papel da arma dentro de um sistema de autodefesa, percebo a importância dessa vontade e a apoio.
Além disso, como policial, me sentiria um hipócrita recusando ao cidadão a mesma ferramenta que utilizo para minha defesa diária.
No início da minha carreira, eu acreditava que todo policial era OBRIGADO a portar uma arma de fogo sempre. Mas com o tempo, entendi a importância de um pensamento flexível.
Mas portar uma arma exige mais que um coldre, uma carteira funcional, alguns tiros no estande ou um laudo técnico.
Quem escolhe estar armado precisa entender e suportar as OBRIGAÇÕES e, principalmente, certas CONCESSÕES:
- Não use drogas.
- Não use ou abuse do álcool.
- Melhore seu comportamento. Armado, você não pode ceder à vaidade. Quem porta uma arma trabalha noutro nível de autodefesa ou sobrevivência porque as consequências do uso indevido da arma são catastróficas.
- Passe despercebido. Observe o cenário e o comportamento das pessoas, mas sem ser notado como alguém que porta uma arma. Esse é o princípio da camuflagem e da surpresa. Assim, não saia por aí sacudindo a sua arma de fogo. Lembre-se que criminosos podem emboscá-lo apenas para tomar o seu “brinquedo”.
- Não se envolva em briga alheia. Você pode ser educado e paciente, mas os idiotas não. Se quer ajudar alguém, ligue 190.
- Exercite a paciência. O descontrole emocional transforma um sobrevivente num assassino frio. E pode ser que a vítima seja você.
- Não discuta ou pare para brigar no trânsito. Se você perceber que está prestes a perder a paciência, suba o vidro e murmure um palavrão enquanto dirige.
- Selecione suas companhias, melhorando seu critério de qualidade. Certas pessoas possuem o potencial para envolvê-lo num problema grave. E alguns desses problemas não possuem solução.
- Não interaja ou fique próximo de pessoas que não selecionam suas amizades.
- Nunca subestime alguém. Ele pode ter uma arma também. Ou ele pode estar desarmado, mas possuir aquilo que você acha tem: UMA MENTE COMBATIVA E IMPLACÁVEL.
- Mantenha distância. Se você pode socar seu oponente, ele também pode golpeá-lo. Se você está próximo do agressor, sua arma também está.
- Olhe ao redor. Se sentir que merece algo melhor, você está frequentando o lugar errado. Portanto, pergunte se a sua presença em locais e horários inapropriados é realmente necessária. Um cidadão que porta uma arma de fogo equivale a uma pessoa bem casada e que preza a família. Esse cidadão seleciona parentes, amigos, colegas, festas, lugares, etc. Ele pensa na sua segurança e no amor que sente pela família. Isso é outra melhora no comportamento pessoal. E você sabe o que quero dizer com “lugares inapropriados”.
- Olhe as pessoas à sua volta. Você escolheria alguém para se casar? Gostaria de ter filhos como as pessoas que estão ali? Se você respondeu que “não”, então vá embora.
- Arma não é para blefe nem para brincadeira. Só existem dois lugares para pessoas com ego inflamado: caixão ou cadeia.
- Mantenha distância de bêbados(as) e encrenqueiros(as). Isso mesmo! Não existe diferença de sexo (ou gênero), idade ou grau de parentesco.
- Curso superior, carteia funcional, dinheiro e sucesso não impedem comportamentos estúpidos. Fique longe de pessoas que acreditam que são donas do mundo, especialmente se estão bêbadas e armadas.
- Ao sair de casa, aproveite para deixar seu ego no quarto. Saia apenas com a vontade de viver.
- Só porque você acha que alguém também está armado, não significa que deve se meter aonde não foi chamado. Isso significa que se você imagina (ou tem certeza) de que alguém está armado, não vá até lá tirar satisfação ou realizar uma abordagem policial. Essa pessoa pode ser um policial de folga e, dependendo da forma como você se aproximar, ele pode acreditar que você é um agressor. Eu chamo esse fenômeno de ERRO DE IDENTIDADE, descrito no livro Sobrevivência Policial – morrer não faz parte do plano (2018, 540 p.).
Finalmente, sua arma de fogo, seu Karatê, seu Jiu-Jitsu, seu Kravmaga são para a sua SOBREVIVÊNCIA. Então, lembre-se que a “melhor defesa num confronto é não estar presente.” (Senhor Myiagi). “Todo mundo tem um plano até levar um soco na boca.” (Mike Tyson).