A poucas semanas fui para a Turquia participar de uma feira e ver como anda o mercado de armas turco. A muito que as armas desse país aparecem pelas terras tupiniquins e no passado tinham uma fama horrível, mas será que essa fama se aplicava para a realidade atual? Se tem algo que eu vi lá e vejo pelas armas que estão chegando aqui a resposta dessa pergunta é que a qualidade e confiabilidade mudou e muito!
Todas as indústrias passam por evoluções, isso porque o livre mercado, principalmente em escala global, faz com que todos tenhamos que nos aperfeiçoar constantemente para continuarmos na luta por um lugar ao sol. As empresas localizadas na Turquia viram o mesmo desafio, não só porque competidores de outros países estavam lançando coisas melhores a preços similares, mas porque empresas internacionais de renome estavam migrando fábricas para a Turquia e os demais precisavam se mexer.
Um exemplo excelente para o nosso caso aqui são as armas da Stoeger. A marca que está sob o guarda chuvas da Benelli e essa por sua vez da Beretta, é referência em qualidade. Marcas gigantescas como Benelli e Beretta não se associam ou mantêm materiais ruins nos seus portfólios, justamente porque acabam prejudicando tais marcas.
A Stoeger produz lá a pistola STR-9, atualmente essa arma já detém uma parcela significativa do mercado Brasileiro, de maneira interessante muitos donos nem sabem que a marca é feita na Turquia. Essa pistola quando desmontada lembra e muito uma Glock geração 3, a Stoeger jogou no lado seguro e resolveu não inventar muito, pegaram um projeto sólido, modificaram um pouco para realidade deles, usaram bons materiais e tiveram um ótimo resultado.
Ainda seguindo na Stoeger, a mesma faz uso das patentes da Benelli e produz por lá espingardas com o sistema de inércia, chamadas M3000 e M3500 são armas bem interessantes com sistemas robustos e mais simples que dão maior confiabilidade para o uso na caça por exemplo.

O País também é conhecido pelos clones de outras armas, uma marca que é muito vendida nos EUA é a Zenith ZF-5 que é o clone da MP5 da HK, a fabricante utiliza um parque fabril antigo da HK que foi comprado a muitos anos para produzir tais armamentos, ou seja: temos o clone mais próximo do original possível, até mesmo as mesmas máquinas que já fizeram muitas MP5 estão sendo usadas. Nos EUA a Zenith é vendida pela Century Arms, importadora bem conhecida por lá.

Mas e a confiabilidade e qualidade das calibre 12 GA?
Já que a maioria das armas importadas da Turquia hoje são espingardas de diversas fabricantes, nada mais justo do que falarmos sobre isso.
Basicamente a Turquia tem opções pra todos os públicos, desde armas muito mal feitas e não confiáveis, até armas com projetos excelentes e confiabilidade muito alta. Infelizmente não conseguimos classificar uma a uma, até porque precisaríamos atirar com todos aqui no Brasil e com munição disponível aqui. Mas em termos gerais, as armas de fabricantes melhores e mais reconhecidos lá são muito bem construídas e confiáveis.
Existe muitas vezes a necessidade de teste de munições a serem usadas, armas turcas tendem em geral a gostar de munições mais fortes (quentes). Isso porque esse é o padrão do mercado lá nos EUA por exemplo. É mais difícil de vermos no mercado americano munições mais fracas, a maioria dos americanos treinam com munições em carga similar a munições de defesa. Aqui em terras tupiniquins usamos munições mais leves e fracas, mas existem opções para treino com cargas maiores como a T200 por exemplo, normalmente essa opção roda bem nas turcas. Enfim, houve uma evolução das fabricantes da Turquia e a grande maioria avançou bastante. Como citado o exemplo da Stoeger que tem distribuição no Brasil pela ASCGUNS, existem opções excelentes vindo de lá, com confiabilidade e pedigree de marcas conhecidas. Com a carga de impostos e preços absurdos que temos no Brasil, precisamos aproveitar oportunidades como essas da Turquia que nos permitem ter acesso a armas excelentes e a um custo menor.