Desmistificando a importação: mitos e verdades
Olá pessoal! Sou o Côrtes, Alguns me conhecem como Atirador (ou quase) e RO (arbitro) de IPSC. Alguns também me conhecem pela CCI.
Estamos aqui no portal InfoArmas, o Maior site da América Latina sobre armas, para ajudar você, CAC, Policial e todos aqueles que desejam importar armas.
Olhem só! quem antes tinha informações sobre importações no Brasil guardada a sete-chaves todos os passos do processo, assim, ganhavam mais dinheiro pelo desconhecimento do nosso público em geral.
Como cheguei ao ramo de importação de armas e Acessórios?
Resposta: Pesquisando, estudando e tomando muito na cabeça. Essa última para ainda continuo…
Mas vamos ao que interessa:
Existem alguns mitos: Procedimento difícil, oneroso, cansativo, ambiente restrito a panelinhas… o procedimento não é difícil, só tem que ter paciência, hoje a informação está ao acesso de todos, e seguir os passos está mais fácil. Oneroso não diria isso, mas dispendiosos dependendo do procedimento a ser tomado, despachantes aduaneiros e alfandegários (escolham bem, sofri no início com isso), tributação a ser definida. Ambiente restrito e panelinhas, já foi, agora é passado, qualquer um pode fazê-lo, mas se prepare para entender como funciona o processo antes de começar.
Verdades: Procedimento é Lento, em média 6 meses da entrada do Certificado Internacional de Importação, CII, (DFPC pode demorar até 70 dias) até colocar propriamente as mãos nos tão sonhados brinquedos novos, sem falar, que depois ainda vem o apostilamento, bendito seja! nesta hora é que tenho certeza que falta tecnologia.
CII – Certificado Internacional de importação
Depois de escolhido seu material em uma empresa de nome e competente nos EUA – Recomendo é só me perguntar – monta-se o CII. O CII é a licença que o exército Brasileiro emite para que possamos fazer a importação, podemos encontrar o modelo no link a seguir: http://www.dfpc.eb.mil.br/index.php/noticias-menu/517-modelos-de-documentos.
Lembre-se de preenche-lo com os dados técnicos da arma, características, calibre, tamanho do cano, quantidade de munições, quantidade de carregadores e preço. Preço é muito importante, coloque o preço que seu fornecedor enviar no orçamento. Deverá comprovar para a receita Federal este valor posteriormente.Aliás, deice de ideia de querer diminuir valores, o departamento de estado americano não autoriza o embarque do material se este estiver abaixo do valor praticado de mercado (MSRP).
Não é um processo difícil, mas é trabalhoso e por este motivo, as consultorias existem. Eles prestam um trabalho de fundamental importância. Acompanham o processo todo, estão diretamente conectados ao despachante aqui no Brasil, acompanham o seu processo no DFPC e se por algum motivo houver exigências, são eles que irão Resolver.
Paciência é o nome do Jogo.
Fez o orçamento, fez o CII, pagou as taxas, anexou a GRU e declarações, não esqueçam de sempre colocar um descritivo da arma, facilita para o analista. No ano de 2019 passamos por momentos de Turbulências, pois, várias portarias foram implementadas e outras perderam a validade, assim, atrasou-se alguns processos.
Pagamentos
Dica: Estudem a legislação e fiquem atentos a mudanças, no início deste ano, ainda estamos sofrendo, alguns procedimentos foram adotados pelo DFPC e muito depois disponibilizados aos administradores, esta é ima crítica. Feito tudo isso, aprovado o CII, vamos aos pagamentos dos novos brinquedos que podem ser feitos por
– Cartão de crédito;
– Transferência Bancária;
– Cartão pré pago;
– Casa de câmbio ( as vezes se poupa até 10%, mas é a opção mais trabalhosa).
Efetuando o pagamento, Vamos pegar nossa Invoice (Nota fiscal) e enviar para o nosso despachante para que ele faça o radar e depois de aprovado, agora é a vez das LSI ( Licença Simplificada de importação) que é para valores até U$3000 (Três mil dólares) ou a DSI (declaração simplificada de importação que é para valores acima de U$3000 ou para processos que tiverem algum problema alfandegário e aduaneiro.
Licenças, envio e desembaraços
Ufa!!! saiu a licença e agora? Seu exportador já deve ter aprovado o DSP-5 que é a licença de exportação americana, esta licença não é do Cliente, mas sim do lojista. Se já estiver aprovada o DSP-5, o Exportador envia para o embarque que vai gerar uma AWB (Air Waybill) e sua mercadoria estará prestes a embarcar. Ficará esperando ser carregada. Tempo em média de 5 a 10 dias. Assim que embarcar dependendo o estado Brasileiro, chega em 3 a 7 dias.
Chegouuuuu!!!! Uhul, posso ir pegar?
Não, não, não. Agora é hora do despachante trabalhar mais um pouco. Ele agendara a vistoria do EB, assim que a vistoriado irão providenciar alguns documentos como: GTE, Termo de desembaraço, GDA e outros. Liberado isso, vem a Receita Federal que faz a vistoria no material, recolhe a nota de pagamento do cliente e a invoice, compara os valores e se estiver tudo certo, libera para tributação.
Paguei os impostos, agora sim, posso pegar? Não!!! O Despachante vai fazer os pagamentos de armazenamento e envio, agora sim, feito isso seus Brinquedos estão disponíveis para você buscar ou solicitar o envio.
Importante! Alguns documentos importantes irão acompanhar o armamento para o apostilamento, Não os perca! de jeito nenhum, entendeu?
Vamos lá, não desanime!
Cansei, mas como disse é trabalhoso, mas vai valer a pena!
Tenha um exportador, um despachante e ou um consultor confiável, essa dica é importante.
Estou a disposição meus amigos! Prometo em novas publicações ser mais breve, mas o assunto aqui é: ajudar nosso leitor, então vamos fazê-lo!
Are you ready?
We are here for you!