fotos crédito Ashim D Silva em Unsplash
Fluxograma da importação
Vamos lá pessoal!
Depois do susto Inicial, tentando desmistificar os mitos e verdades, agora vamos nos dedicar a explicar o passo a passo da sua importação. Desta maneira você, meu amigo leitor, irá entender melhor por que o processo é demorado e quão é fundamental saber o que se está fazendo
Primeiro passo
Escolher seu material com cuidado. Todos queremos pegar nosso material logo, porém, primeiro devemos escolher, lembra da sua infância? Ia na loja escolher o brinquedo, comprada e saia satisfeito. Aqui não é diferente, só que infelizmente, muitos de nós não temos acesso as lojas. Escolhemos por ler, ouvir, assistir videos, atirar com armas de amigos.
Então!!!
Vamos escolher? quando inicio um processo sempre pergunto ao cliente: Qual seu objetivo com a arma? Vai querer utilizar em que modalidade ou caça?
Tendo o ponto de partida definido e com alguma experiência na área, vamos definir nosso Exportador
Exportador
Aqui é um ponto sensível do nosso processo. Nosso exportador deverá ser definido por competência, cordialidade, fácil contato, indicação (ajuda), preço de material e taxas. Como cheguei aos meus exportadores? Alguns já conhecia por fazer minhas importações e outros me procuraram por cause de indicação de amigos (não possuo cliente) e assim formei meu staff.
Escolhido seu braço direito – o Exportador – vamos solicitar um orçamento do seu material. Tudo detalhado e bem definido, por que isso? isso tem que estar detalhado por que vai constar no seu CII. Quando seu material chegar no Brasil para vistorias do EB e da Receita, deverá bater com sua CII e sua Invoice (nota fiscal Americana).
Pagamento
Como disse no post anterior, temos várias formas. Escolha bem! feito o pagamento do seu material – que só pode ser feito do Brasil ou uma conta nos EUA de acordo com a legislação Americana – o exportador irá comprar e guardar suas armas.
Assim que sair o CII das armas, ele irá aplicar o DSP-5. Neste momento seu despachante irá aplicar no Brasil a LSI ou DSI aqui no brasil.
Fluxograma da importação
Fiz esta introdução para chegarmos mais facilmente ao entendimento do fluxograma abaixo.
Agora Sim!!!
Fluxograma 1 – Passos no Brasil
1- Montagem do CII – com características quantidade e preço das armas.
2- Análise do CII, aproximadamente 60 dias pelo DFPC
3- Deferido – Enviar uma cópia para o despachante e outra para o exportador.
3.1- indeferido: não há recurso
3.2- Exigência – deverá enviar a documentação ou correção solicitada. Este procedimento mudou do fim do ano para este ano. estão indeferindo direto.
O processo tem que ser deferido para todas as armas constantes no CII, caso contrário a importação não pode ter continuidade. Aconselha-se separar armas curtas de armas longas e munições. Lunetas e Red Dons não precisam mais de CII, mas tem que tramitar no departamento de estado Americano e não podem ser trazidos como bagagem acompanhada, é crime.
Fluxograma 2 – Passos nos EUA
4.1 Após recebimento do CII deferido enviaremos Pedido/lnvoice ao Importador para iniciar o processo
4.2 Importador deverá retornar : Invoice aprovado,Autorização de pagamento Declaração de Importador Final (Uso)
4.3 Envio aos Órgãos americanos competentes e geração dos documentos internos mandatórios, juntamente com o comprovante de pagamento e CII *
4.4 Após aprovação, o Importador será informado e deverá providenciar a emissão da LSI ** (Licença Simplificada de Importação) e enviar à EXPORTADORA- * Caso o processo seja negado pelo Departamento de Estado Americano por qualquer motivo, o valor pago pelos produtos serão estornados proporcionalmente, após dedução de multa. As taxas pagas não são reembolsáveis
4.5 Embarque será providenciado mediante recebimento da LSI aprovada.São necessários 7 dias para agendamento do embarque-** Demora cerca de 40 dias para ser emitida
Bom pessoal!
Seguindo este fluxograma, não tem erro (Eu acho) rsrs. – Brincadeirinha…