2023 vem chegando e já demos uma espiada no que as importadoras vão trazer para o mercado Brasileiro. Claro, eu entendo a preocupação de todos sobre as questões legais após a eleição, mas pelas perspectivas que estamos recebendo de deputados eleitos, membros da industria e de entidades ligadas ao setor, os dias a frente não serão tão sombrios assim. Por isso, vamos falar um pouco das 5 melhores opções de pistolas para se adquirir ano que vem com o objetivo de porte ou defesa residencial.
Já temos uma certa segurança em indicar as armas em 9 x 19 mm devido a posições passadas, por isso todas as opções serão nesse calibre. Teremos uma provável limitação no número de armas e munições ano que vem, por isso quem tiver condições e já encontrar alguma dessas em estoque, aconselhamos a compra.
Número 5 – Arex Delta M e L
A Arex esta atualmente sendo feita aqui no Brasil, o que enxugou custos dela. A pistola agora chegou a ser vendida na casa dos R$6.500,00 em promoções pontuais. O que a torna uma opção com custo beneficio interessante. A versão M tem um tamanho bem próximo da Glock 19, só que um pouco mais fina. A versão L tem capacidade de 19 munições, uma opção mais indicada para a defesa residencial.
Quem fabrica essas armas no Brasil é a DFA, localizada em Goiania a fabricante garante as peças e a qualidade do produto.
Um excelente ponto sobre as Arex é a presença de recorte para red dot, algo que está virando padrão da industria e facilitando o uso em geral dos equipamentos!
Número 4- Taurus GX4 Graphene T.O.R.O.
A micro compacta da Taurus se destacou nesse ano, após a atualização do modelo com o grapheno ela sofreu uma redução drástica de preço. Mesmo sendo um pouco arisca nos disparos, pelo menos comigo, ela é bem fácil de velar, entretanto o modelo não tem trilho para a fixação de lanterna, o que retira pontos da mesma.
A GX4 ganha essa posição por ser uma opção com um custo beneficio muito bacana, acabamento bom e fácil de velar. Ela pode ser usada na defesa residencial, mas o operador precisa estudar técnicas de uso de lanterna na mão de apoio.
A empunhadura dela é bem pequena e para pessoas com mãos grande é recomendado o uso de extensores do carregador para que fique uma empunhadura mais solida.
Número 3 – XDM Elite (versões 4,5” e OSP Tatical de 5,25”)
Essa opção aqui eu posso dizer que coloco a minha vida na reta, já que estou com uma XDM Elite OSP Tactical de arma de cabeceira. A minha escolha nesse caso foi pela grande capacidade dos carregadores e pelo conjunto geral do armamento.
Os carregadores de ambos os tamanhos de armamento são de 19 munições, entretanto, ambas as armas vem com 3 extensores fazendo com que a capacidade se estenda para 22 munições por carregador. Algo interessante para cenários de defesa residencial. A minha em particular está aguardando a chegada de uma Lanterna e Red dot para ficar ainda mais completa.
O Grande amigo e YouTube Paulo Royal adotou a XDM Elite de 4,5” como arma de porte dele, e a escolha se mostrou muito proveitosa. Com a retirada do funil (que é extremamente fácil de ser feita) e com o uso do carregador com 19” a arma fica compacta o suficiente para o porte.
Outro ponto que cabe resguardar é o Gatilho META, com uma tecla plana e sensação de gatilho de competição.
Número 2 – Glock 19 e 43X
Tanto a Glock 19 quanto a 43X são excelente opções para porte, mesmo a G19 sendo relativamente maior ela ainda é tranquila de portar. A 43X já é uma evolução bem vinda, o problema maior desse modelo é a baixa capacidade ( apenas 10 munições), entretanto há soluções no mercado para resolver isso como os carregadores da Shield Arms S15 que tem exatamente o mesmo tamanho e comportam 15 munições.
A indicação de ambas é devido a grande confiabilidade dos equipamentos. disponibilidade no Brasil todo. Facilidade em encontrar as peças tanto para manutenções, quanto para customizações e também pela grande quantidade de acessórios. Facilitando assim o uso, principalmente da G19.
Atualmente no Brasil ambas as armas dispõem de versões MOS (para Red Dot) e versões sem tal recorte. Eu recomendo fortemente a busca pela versão MOS.
Outro ponto importante, a G19 tem versões Geração 3 e Geração 5 no mercado. Ambas tem a mesma confiabilidade e são excelentes. Existem mudanças de geração pra geração que me fazem mais inclinados a Geração 5. Entretanto, caso você só encontre a Geração 3 não fique preocupado ou achando que é uma arma inferior, por que ela não é. A geração 3 proporciona um preço mai baixo, permitindo que pessoas que não teriam o poder aquisitivo para uma geração 5 consigam bancar o equipamento.
Número 1 – Hellcat e Hellcat PRO
Não poderia deixar de eleger a Hellcat como a melhor opção para porte velado hoje, até por que foi a arma que eu pessoalmente elegi para defende minha vida. Uso ela diariamente no porte federal.
Mas por que afinal?
Pois ela junta uma série de atributos muito importantes na minha visão. Primeiramente o tamanho micro compacto dela e a espessura dela facilitam e muito o porte velado dela. Ela não incomoda quase nada o operador e mesmo com o red dot instalado ainda fica bem pequena.
Outro fator é que eu normalmente uso ela com o carregador de 13 munições e mais um reserva de 15 munições. Esse de 15 ainda não é comercializado no Brasil, mas em breve será.
Já teste muitos, mas muitos disparos tanto na minha, quanto nas de exposições e clubes e todas funcionaram perfeitamente, com diferentes tipos de munições e também com diferentes graus de cuidado (manutenção).
A grande novidade é a chegada no ano que vem da Hellcat PRO, a versão maior da tradicional. Com tamanho compacto a Pro virá com carregadores de 15 munições e futuramente estará disponível aqui os de 15 munições também. Para quem já tem a Hellcat os carregadores da Pro funcionam na normal, o contrario já não se aplica.
A beleza da Pro mora na espessura da arma, com menos de uma polegada ela é bem fina e fácil de manusear. A empunhadura tem uma tesoura de lixa que fixa bem as mãos e dá maior controle. A Hellcat PRO também virá na sua versão OSP que permite o uso de Red dots.
Ambas tem um trilho modificado na parte inferior para o uso de lanternas, é necessário se buscar uma lanterna especifica para esse tipo de armamento, mas há opções no mercado brasileiro já como a Streamlight TRL-7 Sub por exemplo.