Todos estão em uma histeria sem controle tudo por causa da ameaça do novo governo de proibir compra de armas em geral. Armas permitidas com controle diferenciado e armas restritas transformando em proibidas. Mas será que vai acontecer? Ou melhor o que vai acontecer?
Desde de sempre tivemos o controle estatal sobre aquisição de armas, munições e acessórios. Sempre tivemos restrições e proibições, mas isso nunca afetou de fato o esporte, seja ele o Tiro esportivo ou Tiro prático e ainda mais, nunca afetou seus praticantes. O crescimento deste segmento no Brasil hoje esporte, clubes, lojas e importações já alcança cifras e empregos capazes de mudar o mercado interno e externo. Nos últimos anos tivemos a liberação de calibres ( que são controlados e definidos pelo Exercito Brasileiro) e com isso aquisição de várias plataformas que são utilizados no mundo inteiro pelo atleta do tiro em todas as suas definições.
Nossa constituição, garante o acesso ao esporte e lazer por todas aas pessoas e reafirma a importância que a prática esportiva deve ser fomentada e fornecida com compromisso do Estado. O tiro em todas as suas vertentes é fomentado e desenvolvido com controle do Estado em aquisição do material da sua prática, será que o governo que assumirá não garantirá aos atletas a prática do desporto? A opinião é que o governo irá regular ainda mais o cidadão que não pratica o esporte e sim tem dentro da legislação uma facilidade de adquirir armas e munições , assim, a prática esportiva será garantida desde que clubes, federações, confederações e atletas comprovem que as competições e as participações de cada individuo seja verificada e certificada.
Tá então, tudo certo? Não, claro que todos estamos preocupados, todos os atletas, colecionadores e caçadores que realmente praticam e utilizam seus materiais para tal. E por que esta preocupação? Nossa preocupação vai além do esporte, incide também na limitação de compras de armamento, munições e acessórios para que o atleta desenvolva e fomente sua prática esportiva . Recai sobre isso nosso tema principal, a importação de armas permitidas e restritas( dentro da configuração atual de calibres) munições e acessórios.
Como a importação afeta o desenvolvimento do desporto dentro do Brasil? Temos hoje a Taurus que está investindo em várias plataformas, calibres e a CBC que investe em munição. Estas duas empresas detêm além de grande fatia mundial do mercado de armas e munições empregam mais de 7 mil pessoas diretamente e indiretamente. As duas empresas importam armas e munições de outros fabricantes, incentivam o esporte com equipes nacionais e patrocínios para competições de grande volume.
Tudo bem e os outros importadores? Entendemos a importância deles no esporte e para todo sistema de segurança do Brasil, porém os outros importadores contribuem em grande parte para a fomentação do desporto no território nacional e estão presentes em todos os níveis esporte, segurança pública, desenvolvimento de tecnologias de segurança entre outros.
Sendo assim, tivemos vários momentos na história do Brasil, que fomos cerceados e restritos a compra de material no mercado interno mas ao contrário de que todos estão pensando as importações irão continuar e aumentar. Se vier ou mudar a definição de calibres e plataformas iremos adquirir para prática esportivo, caça e colecionismo da mesma forma só que com regulamentos de acesso com regras mais definidas , níveis como no EUA( onde cada nível restringe o que pode adquirir ou não), controle de participação em competições, comprovante de utilização das plataformas no abate de fauna invasora e no colecionismo.
Nossa legislação hoje e muito sensível e deficitária, com advento do novo governo, teremos regras regulamentação que não proíba aquisição mas que dificulte o acesso a aqueles que tendem a utilizar o esporte como forma de burlar lei para ter posse e porte de armas.
Qual foi a importância do nosso governo atual para liberação( entre aspas) de calibres, plataformas e insumos? O melhor possível , mostrou que o mercado absorver e aperfeiçoa a utilização desse material para que possamos estar entre os melhores desportistas do planeta. Estamos com melhor equipe de todos os tempos participando do mundial de Tiro prático na Thailandia e isso em função dos decretos e legislação aplicada durante os últimos anos.
Acreditem, teremos nossas importações, nossas armas, nossas plataformas, nossa munição e insumos, teremos um mercado fortalecido e atuante, teremos o desporto de alto nível, teremos o controle de fauna invasora e teremos direito ao colecionismo. Nosso mundo não acaba dia 01/01/2023. Será novos desafios , teremos que dar um passo para trás para darmos dois passos para frente. Nos estamos fortalecidos, nossa pauta armamentista está mais em lata do que nunca. Somos parte da balança econômica do Brasil.
Confie e comprem, teremos mais e mais acesso a armas, pratiquem o esporte, controle de fauna e colecionismo. Não parem!