Já começamos com uma mentira no título (risos), mas o modelo Draco da Century Arms nada mais é que uma Krinkov atualizada.
Tivemos a oportunidade de testar a AK-74 do nosso autor Roberto da Tactical Weapons Florida e essa cuspidora de fogo e chumbo é um brinquedo e tanto para se atirar. A Century Arms produz esse modelo especifico na Romênia nos moldes clássicos das AK’s estampando a arma em folhas de metal. Ela não vem com a coronha que no caso foi instalada pelo próprio Roberto, nos Estados Unidos para não descaracterizar a arma como pistola foi adicionado o chamado “stabilizer Bracer”.
Qualidade da arma.
Por mais que ela seja uma arma relativamente barata, cerca de U$800,00, é uma arma muito bem construída. Atiramos utilizando munição 7,62×39 da Tula Ammo que é uma das alternativas mais baratas do mercado e que usa estojos de metal e não ocorreu nenhuma falha. A empunhadura frontal em madeira não tem falhas e nem parece solta, falha muito comum nas AK’s mais baratas. Tivemos a oportunidade de atirar uma Krinkov verdadeira e automática no estande do Battlefield Vegas durante o Shot Show 2020 e a da Century fornece a mesma sensação para o atirador.
Munição
A Draco utiliza a mesma munição das AK-47’s de tamanho grande, a munição 7,62×39. Essa munição é difícil de encontrar no Brasil, já que a mesma não é produzida atualmente pela CBC, entretanto há rumores de que a mesma deve começar a disponibilizar a mesma em decorrência de uma compra de outra fabricante. Existe a possibilidade de se importar essa munição também. Entretanto o preço dependerá muito da quantidade e do tipo de importação que o atirador deseja realizar.
Recuo
Incrivelmente essa arma tem um recuo baixíssimo, menor que a 5.56 que testamos ao mesmo tempo e que figurará outro review aqui do portal. Entretanto o cano de apenas 12,25 polegadas não propicia uma queima total da pólvora e assim uma parte dela é queimada ao sair formando uma grande bola de fogo na ponta do cano. É uma arma extremamente barulhenta, a ponto de o responsável pela segurança do estande vir olhar o que estávamos fazendo e se não havia nenhum problema com a arma.
Usabilidade
É uma arma mais destinada a diversão, de forma alguma é uma arma com grande precisão ou confiabilidade. Mas é uma daquelas armas que você leva ao estande e todas as pessoas lá colocam um sorriso no rosto e vem pedir para dar uns tiros com ela. Existe modelos dessa mesma arma, pela mesma fabricante e com o mesmo nome que utilizam a munição 9mm Luger. Com certeza se tornaria uma arma mais adequada ao uso no Brasil devido a disponibilidade da munição.
Possibilidade de importação
Em teoria é uma arma passível de importação, há relatos de que o DFPC não estaria liberando as armas do tipo AK-47 para os CACs ainda, mas em consulta com o departamento veio a resposta positiva de que existe a possibilidade de se importar esse item.
Parecer
Nossa opinião é que por mais que seja uma arma destinada a diversão e não a competição é uma arma com um ótimo custo beneficio e com uma utilização limitada. Atiramos em um estande fechado de aproximadamente 25 metros e até essa distancia a arma não apresenta problema algum para acertar o alvo. É uma arma com desenho antigo e que por isso não permite em sua configuração atual adicionar acessórios. Para adicionar acessórios teria de ser trocada algumas peças como o guarda mãos para um modelo com trilho e talvez até a coronha por uma mais moderna. Se sua intenção não é o emprego em competição de performance o melhor é deixar a mesma da forma que ela vem só adicionando uma coronha de Polímero ou de Madeira (você terá de fazer isso no Brasil, a instalação de coronha propriamente dita é ilegal em pistolas nos Estados Unidos e o exportador não pode enviar com a mesma já instalada.
Agradecimentos especiais ao Sheriff André da Safe Command que organizou os testes aqui na Flórida. A arma faz parte do portfólio dos serviços dele que leva brasileiros para atirar nas terras americanas.