Antes que os puristas venham me linchar por englobar todas as Reflex, Prismáticas e Holográficas em um nome comum, apesar de terem diferenças grandes e importantes, eu acredito que atualmente é importante perder um pouco de especificidade em prol do entendimento de um ponto primordial.
E qual é esse ponto? Que sim, você deve utilizar miras optrônicas como uma Red Dot em quase todas as suas armas.
Daí, você me pergunta o porquê disso?
Se um aparelho eletrônico pode falhar e as minhas miras de ferro (abertas) não?
Se uma mira dessa de alta qualidade custa até mais que a própria pistola?
Todos esses questionamentos são importantes e devem ser levados em conta. Mas o benefício que você ganha, no meu entender, supera muito os pontos negativos, tanto na defesa pessoal quanto no trabalho policial.
O histórico dessas miras se iniciou mundo do tiro esportivo, onde eram grandes, desajeitadas e frágeis. Mas com o passar do tempo e com a melhora da tecnologia, elas se tornaram muito confiáveis no quesito de duração de bateria, resistência a batidas e manutenção do zero.
Gostaria de forma prática colocar os pontos positivos e negativos delas e no final você poderá tomar essa decisão para você ou para a sua unidade.
Pontos positivos:
1- Apenas um ponto focal.
Você tem apenas um ponto focal, que é a ameaça! Talvez seja um dos melhores motivos para ter esse tipo de mira. Acaba com a necessidade de ficar trocando de ponto focal da massa de mira para o alvo para conseguir identificar algo e voltar para a massa para dar um disparo.
Ao invés de ter 3-4 pontos focais, você tem apenas um e é mais fisiológico e natural focar na ameaça, mas nós nos treinamos para um conjunto de miras abertas e fazer o antinatural. Com a tecnologia do red dot, podemos atirar com os dois olhos abertos o que faz a superposição do ponto de mira com o alvo.
Você não perder nitidez da ameaça (alvo desfocado) e consegue distinguir todas as ações dele a cada segundo ajudando da decisão do tiro ou não, o que acelera muito esse processo.
2- Velocidade e precisão aprimorada
O ponto fica visível durante o ciclo de tiro, você não perde tempo no novo enquadramento do sistema de pontaria. Esse benefício pode não ocorrer se você não tiver o treinamento correto ou se a sua pistola for de um calibre muito grande ou muito longa.
3- Transições de alvo mais rápidos e eficientes.
Com os dois olhos abertos o campo visual é maior e a transição é muito mais rápida porque o ponto vermelho vem junto com os olhos, facilitando e virando quase um olhe o alvo que o ponto vai estar lá, a partir daí é só decisão de atirar ou não.
4- Tiros em ambientes de baixa luminosidade
Facilmente se percebe essa vantagem, o ponto é infinitamente mais fácil de se achar em baixa luminosidade que miras metálicas que brilham no escuro.
5- Com a idade ou problemas oculares, fica mais fácil atirar com red dot.
Com a idade os olhos cansados pesam e diminuem a rapidez no qual os músculos trabalham para mudar pontos focais. Mesmo quem tem astigmatismo (doença no olho) consegue utilizar miras prismáticas que ajudam a ter o ponto nítido, apesar deste tipo de mira só ser disponível para armas longas.
6- Treinamento reverso.
Melhora da precisão com miras abertas pois o ponto vermelho no alvo te mostra na hora seus erros de fundamentos. Muitas vezes o treinamento a seco com red dot te mostra muito mais que o treinamento a seco com miras abertas e isso faz com que seus fundamentos de tiro fiquem melhores e isso você transporta para qualquer arma ou tipo de mira.
Pontos negativos
1- Curva de aprendizagem
É uma mira nova que demanda uma nova curva de aprendizado, principalmente para quem já atira há muito tempo ou treina muito, pois ela fica um pouco mais alto que as miras abertas e toda a sua memória de procedimento tem que ser readequada.
2- Bateria
Todo aparelho eletrônico está fadado a ter falhas ou acabar a bateria, mas as miras de alta qualidade e comprovadas em combate, tem uma segurança muito grande para não falhar e muitas vezes podem permanecer mais de 5 anos ligadas direto sem precisar desligar. Além da possibilidade de utilizar miras abertas de backup caso seu red dot falhar.
3- “Wash out”
Isto quer dizer que quando você mira contra uma luz muito forte ou em um lugar muito iluminado de um ambiente mais escuro, ela pode ficar com o ponto muito fraco e você não conseguir percebê-lo. Ele é “lavado” pela luz forte. Com as miras de melhor qualidade isso acontece de forma menos evidente.
4- Custo e a preparação do ferrolho
Esse quesito é um pouco mais complexo pois depende de cada um e das suas possibilidades individuais ou da sua unidade policial. Algumas vezes o aparelho custa mais que a própria arma impossibilitando a aquisição.
Outro ponto é comprar uma arma com o corte do ferrolho de fábrica (não é indicado pois tende a se soltar, mesmo com cola específica). O ideal é levar a um bom armeiro para fazer esse corte específico para a sua mira eletrônica ou comprar um adaptador que se encaixa no lugar da alça de mira, mas fica mais alto ainda o ponto em relação a arma.
Além do custo para comprar ou se adaptar um coldre que acondicione esse tipo de mira.
5- É roubar!!?
É sim, mas quero todas as vantagens possíveis no meu lado!
Como diz o grande Mariz operacional e atirador de precisão: “Quer fair play vá jogar futebol. Combate é coisa séria e tudo, absolutamente tudo que você puder usar para ter vantagem deve ser usado. Só isso.”
Resumindo, se as Red Dots são inquestionáveis para a maior efetividade do uso da sua arma longa, por que não seriam na sua arma curta?
Então, venha para o futuro e seja mais eficaz com as suas armas, tanto longa quanto curta!
Melhorar as chances de ser mais eficaz com equipamento é excelente, mas ele nunca irá melhorar tanto quanto o seu treinamento. Sempre foque no treinamento, nenhum equipamento irá ocultar as suas falhas básicas.
“Caso você ache que eu estou errado, estou aberto a discutir e aprender o quanto você está errado”