Com a queda da portaria 51 e a então liberação dos fuzis do tipo AR-15 para os atiradores surgiu uma dúvida para muitos que desejam obter uma arma deste tipo: Comprar o T4 ou importar algo?
Sem dúvida hoje, caso você queira a opção mais barata possível o T4 será a escolha, uma importação envolve uma série de custos e assim para trazer apenas uma arma não é uma escolha tão viável.
Entretanto para aqueles que querem algo com mais qualidade e trazendo mais armas no mesmo “pacote” os preços começam a fazer bem mais sentido. Por isso fiz essa lista que agrupa, segundo a minha opinião, as melhores opções divididas em três faixas de preço: Abaixo de U$1000, Entre U$1000 e U$1600 e acima de U$1600.
Por comparação o T4 na configuração disponível hoje no Brasil e que não está a venda nos EUA seria uma arma de U$500 a U$550. A versão “melhorada” dele está disponível lá fora por volta de U$625. Esse ponto só está aqui para demonstrar que há opções semelhantes disponíveis no mercado e que as opções mais caras agregam normalmente mais qualidade e algumas melhoras no projeto em quesitos de durabilidade e até mesmo beleza. É possível ver marcas aparecendo em duas categorias também, já que algumas produzem armas que encaixam em duas categorias.
As pessoas tendem a demonstrar preferencias pessoais, identificação com a marca e formação de opinião baseada nas suas experiencias pessoais, esse artigo não poderia ser diferente e por isso caso você não concorde com alguma das escolhas aqui representadas estou sempre a disposição para aperfeiçoar os artigos.
Abaixo de U$1000
Existem 3 opções que tive experiencia tanto de atirar quanto de manusear nessa categoria que me sinto confiante de indicar. São fuzis baratos, com uma qualidade relativamente boa, mas que falta uma maior atenção nos detalhes, todos eles tem um manejo parecido, onde existe uma sensação de aspereza nas funções. Isso se deve a falta de um ajuste fino ou de uma lubrificação especifica pelo fabricante, o que não significa que tenha peças ruins e por isso podem ser facilmente atualizadas, lubrificadas e melhoradas pelo atirador por preços bem baixos.
1- Sig Sauer M400 Tread
A Sig lançou essa arma no ano passado para ser uma AR-15 de baixo custo, uma arma de linha de entrada. Ela tem um bom acabamento pelo preço. A Sig lançou uma série de acessórios para o Tread como compensadores de recuo, outros modelos de guarda mãos, gatilhos e trilhos, mas sendo uma AR-15 basicamente a maioria dos acessórios de outras marcas que também estão no mercado serão compatíveis.
O Tread tem duas versões nos EUA, a versão carabina com 16 polegadas de cano custa U$880 e a versão Pistol com 11,5 polegadas de cano sai por U$1000.
2- Palmetto State Armory M4
Provavelmente a opção mais barata que ainda dá pra usar e se divertir. A Palmetto é conhecida por fazer armas muito baratas, baratas até demais diriam muitos. Mas surpreendentemente as armas deles são relativamente boas. Tive a oportunidade de atirar com uma 5.56 e com uma 300 BLK e ambas funcionaram perfeitamente, sem apresentar nenhuma falha ou pane. Claro que são armas com uma qualidade inferior as opções mais caras, mas ainda assim são armas que podem ser usadas por atiradores que buscam um AR que provavelmente vai chegar aqui até mais barato que o T4, com uma qualidade talvez superior.
O Modelo M4 deles vem com cano de 16 polegadas, eles tem versões Pistol com diversos tamanho de cano ( de 7,5 a 14 polegadas) e a maioria tem passo de raiamento de 1/7 que não vai agradar a todos, mas como a maioria das munições e pontas disponíveis no mercado brasileiro são leves (abaixo de 55 grains) esse passo não será um problema.
O preço dessas armas nos EUA gira na casa dos U$550 até os U$750 dependendo do calibre e do comprimento do cano.
3- Smith & Wesson M&P 15 Sport II
O fuzil de entrada da Smith & Wesson, basicamente ele é uma versão básica do AR-15 com o guarda mãos em polímero. Não é uma arma ruim, mas é uma arma que tem uma vida útil estimada em 10 a 13 mil disparos. Como no Brasil munição de 5.56 é extremamente cara a maioria dos que optarem por comprar essa arma não terão problemas com ela. Existe versões com guarda mãos em alumínio com trilhos por algumas centenas de dólares a mais.
Para os Amantes da marca é uma opção boa, por mais que eu compraria a versão LE que será demonstrada posteriormente, isso visando uma vida útil do equipamento maior e alguns componentes de qualidade superior.
O Preço da versão mais simples é de aproximadamente U$700, a versão com o guarda mãos em alumínio sai em torno de U$900.
Existe um video de teste de derretimento da arma pelo IV8888 um canal americano no YouTube que vale ser visto
4- Aero Precision M4E1
É impressionante o fato de a maioria dos brasileiros, mesmo aqueles que conhecem a plataforma AR com certa familiaridade não conhecerem essa marca, isso por que ela é uma das maiores fabricantes para terceiros do planeta. Basicamente a Aero produz armas para outras marcas, o site da empresa não revela quais, mas já foram listadas pela NRA em alguns artigos a Palmetto, Spikes Tactical e até mesmo a Springfield Armory. Lembrando que muitas vezes a Aero só faz alguns componentes para essas marcas. A especialidade deles é a fabricação dos Lowers, ou seja a parte de baixo do AR.
O M4E1 é meio difícil de encontrar, até por esse foco da Aero em vender partes e não armas completas, mas ele sai atualmente em torno de U$950 na versão apresentada na foto e é uma arma muito boa, com componentes bons e que dificilmente vai dar problemas.
5 – Springfield Armory Saint
Na minha opinião a melhor opção sub-U$1000, a Saint tem um preço alto comparado as anteriores, por volta de U$950, mas ela vem com coronha, empunhadura e guarda mãos da BCM (Bravo Company), gatilho revestido em uma liga de níquel que faz ele mais sensível e durável, passo de raiamento de 1:8 que estabiliza desde projeteis mais leves até a maioria dos mais pesados, ferrolho do tipo M16 em padrão Mil Spec. Basicamente são características que só vemos em armas acima de U$1200/U$1300.
O video a seguir é da própria Springfield Armory:
Entre U$1000 e U$1600
Essa categoria é basicamente a junção das melhores opções que você pode comprar sem quebrar o banco. A maioria dessas armas terá uma performance similar a dos fuzis mais caros, entretanto com marcas menos conhecidas ou com algumas diferenças menores. A qualidade das armas aqui expostas é excelente. Qual a diferença então de comprar uma arma dessa categoria para a próxima? Três principais: Qualidade de alguns poucos componentes, Valor de marca e Acessórios que vem junto com a arma (como por exemplo freios de boca melhores nas opções mais caras, pintura em Cerakote, peças em titânio ou mesmo coronhas mais ergonômicas.)
A maioria das opções mais caras vão fazer com que você consiga importar no máximo duas armas antes de chegar no limite de U$3000, esse limite é somente para manter a tributação nos 60%. As armas dessa categoria intermediaria fazem com que você consiga trazer de 2 ou 3 armas a mais o que viabiliza muitas vezes o custo da importação.
1- BCM – Bravo Company – RECCE – 16 MCMR AR-15
Essa marca é relativamente desconhecida pelos brasileiros, mas amada pelos americanos em geral. Com armas produzidas 100% nos EUA e com todas elas sendo classificadas como Mil-Spec (ou seja, todas são aprovadas para compra estatal decorrente de testes de durabilidade) é bem comum de se ver essas armas nas mãos de agentes de segurança por todo o território americano. Uma outra versão desta arma, com cano mais curto e algumas modificações é a arma padrão do nosso autor André Silva da Safe Command, para os que não sabem ele é Sheriff no condado de Broward na Florida.
Basicamente todos os modelos da BCM seguem os mesmos padrões e por isso em geral a recomendação aqui colocada se estendem a marca, não apenas ao modelo em questão, mas seguem as características do modelo citado:
O RECCE em questão tem cano de 16 polegadas e revestido de cromo por dentro o que garante uma durabilidade de quase o dobro do normal, esse cano tem um perfil chamado USGI que basicamente é um cano com perfil mais robusto garantindo melhor precisão, o passo de raiamento é de 1:7 o que como falado anteriormente é melhor para projeteis mais leves, atualmente os projeteis brasileiros disponíveis aos CACs são praticamente todos desse tipo.
Outra característica que essa arma tem e que é obrigatória para o uso militar nos EUA é o material do ferrolho e a presença de revestimento em cromo na parte interna onde fica o percursor. O gatilho dessa arma é da própria BCM, mas a sensação que ele passa é a mesma de um Geissele de dois estágios. O preço das armas da BCM gira na casa dos U$1500, essa arma em específico esta disponível na Tactical Weapons por U$1400 pro mercado americano.
O video a seguir é do canal do YouTube Mr. Guns and Gear, muito interessante para os que falam inglês:
2- Spikes Tactical 5.56 Midlength LE 16 polegadas
Essa marca também é bem desconhecida por aqui nas terras tupiniquins, mas bem conhecida lá fora. Reparem que no nome da arma tem o a sigla LE que significa “ Law Enforcement” ou seja destinado ao uso por forças de segurança. Da mesma forma que a BCM essa arma tem de passar o teste de uso e ter partes mais fortes, com melhor qualidade, para receber essa designação. Não é uma arma comum de se ver em unidades policiais, mas é uma arma de muito boa qualidade e que tem um preço relativo muito bom na casa dos U$1300.
O Cano dessa arma tem também o passamento de 1:7 e o revestimento de cromo. O guarda mãos desse modelo em especifico também é bem interessante, quase todos os modelos apresentados aqui serão de alumínio e do tipo M-Lock que tem mais acessórios atualmente, o dessa arma não escapa dessa regra, mas ele é extremamente leve, mais material foi retirado durante o processo de corte e isso faz com que fique uma aparência diferente e um peso muito pequeno.
3 – CMMG Resolute MK4 300 em 5.56
Sou particularmente fã dessa marca, a CMMG despontou nos últimos anos com dois produtos: as ARs em calibre de pistola e a MK47 ou Mutante que é uma AR em 7,62X39 que muitos especialistas lá de fora dizem ser mais durável que as AKs.
Passada a introdução da marca vamos falar um pouco da Resolute 300 em si, existem outras duas versões dessa arma a Resolute 100 e a Resolute 200, ambas mais baratas, mas acredito que o pacote geral da 300 vale mais a pena e por isso coloquei ela na lista. Essa arma custa em torno de U$1600, ficando no limite dessa categoria, ela já vem com pintura em Cerakote podendo ser escolhida a cor entre opções que variam do Branco, passando pelo tradicional FDE, ou mesmo um “Verde Bazuca” até chegar no preto.
As armas dessa marca tem uma qualidade excelente e vem com alguns acessórios que adicionam um bom preço a ela, por exemplo a coronha ajustável em alumínio, bem mais durável que as plásticas que normalmente vem e mais bonita na minha opinião, o freio de boca feito pela própria CMMG, gatilho de competição da Geissele que separadamente já custaria uns U$300, Alavanca do ferrolho ambidestra com abas maiores que o normal para uma melhor manobra, são algumas das características que chamam atenção nessa AR. Esse mesmo rifle tem versões nos nos mais variados calibres, por isso é possível comprar o mesmo em 9mm, .40 S&W, 10MM ou até mesmo em 458 Socom um calibre bem grande.
4- Armalite M-15 16”Light Tactical
A Armalite se tornou muito conhecida a alguns anos quando, mesmo com o monopólio ainda ativo, por uma brecha legal foi possível importar deste fabricante para o brasil uma série de fuzis AR-15 para as forças armadas. Atualmente ainda é possível se encontrar vários destes em utilização em vários pontos do território nacional. É uma fabricante quem tem armas dos mais variados padrões de qualidade, dos mais básicos aos mais avançados.
O M-15 de 16 polegadas de cano da linha Light Tactical é um rifle de entrada, de valor aproximado de U$1000 a U$1100, mas já é um rifle bem completo com guarda mãos de alumínio,Cano do tipo mil-spec com cobertura interna de cromo e gatilho de um estagio.
Não é a opção mais completa, mas com certeza é uma boa opção.
Acima de U$1.600
Essa categoria é composta por talvez os melhores rifles do mercado, entretanto é bom ressaltar que a menos que você use os mesmos para competição ou vá utilizar em serviço (Policiais, militares, agentes de segurança…) esses provavelmente não serão as melhores opções para você, a relação custo benefício deles varia muito em relação utilização, um AR-15 de U$1300 a U$1400 vai fazer exatamente o que estes mais caros vão fazer, a diferença é que estes possivelmente vão ter menos panes e materiais que duram mais tempo.
Outro fator importante a se considerar para viabilizar uma compra dessas é a dificuldade de reposição ou conserto de componentes, fuzis dessa categoria tendem a dar menos problemas, peças de melhor qualidade e feitas com tolerâncias melhores tendem a durar mais.
Daniel Defense DDM4 V7
Considerado por muitos o fuzil definitivo o DDM4 V7 junta a qualidade de um dos melhores fabricantes, a Daniel Defense, e os melhores componentes. Algumas diferenças desse fuzil para os demais são: extrator duplo, o guarda mãos com fixação diferenciada por quatro parafusos que fazem com que não ocorra contato do guarda mãos com o cano em praticamente hipótese alguma. Toda “mobilia” como é chamado o grupo coronha, grip e guarda mãos é todo feito pela própria Daniel Defense.
Outro diferencial desse fuzil é o cano forjado a frio feito de cromo vanadium, o que garante uma vida útil bem maior do que um fuzil mais barato. Como citado anteriormente o agrupamento do ferrolho onde passa o percursor também é revestido com cromo, garantindo mais durabilidade.
Esse fuzil tem o guarda mãos com aberturas para a adição de acessórios do tipo M-Lock, o DDM4 V11 que é basicamente o mesmo fuzil vem com as aberturas para acessórios no guarda mãos do tipo Q-mod.
Existem opções de fabrica com pintura Cerakote, nas cores Cinza, FDE escuro, Bronze e um camuflado escuro. As versões sem pintura custam U$1.800 e as com pintura em torno de U$2000.
Existe uma versão Pro desse rifle, que além de um compensador de recuo melhorado, um gatilho de competição de face plana e o cano em vez de 16 polegadas vem com 18 polegadas. Essa versão custa de U$2000 a U$2100 e é destinada ao uso competitivo.
O video a seguir é de autoria do YouTube Mr. Guns and Gear sobre a versão PRO da DDM4 V11 que é a mesma arma com outro padrão de guarda mãos, muito interessante aos que falam inglês:
HK MR556A1
A HK já é conhecida a anos por fazer produtos de qualidade e com uma engenharia bem complexa, essa arma não poderia ser diferente. Basicamente é um AR-15, mas em vez de operar através de um jato de gás vindo do cano da arma contra o ferrolho como normalmente ocorreria ele tem um pistão o lugar do cano de transporte de gases, agindo de forma semelhante a um FN SCAR ou um FAL, mas com a ação propriamente dita ocorrendo dentro do guarda mãos e não dentro da arma.
Honestamente eu não compraria uma arma dessas, mesmo a qualidade do produto sendo indiscutivelmente alta, isso pelo fato de reposição das peças ser muito mais difícil do que as demais. Na plataforma AR a maioria das peças são intercambiáveis entre os diferentes fabricantes. Pequenos problemas em trocas de peças podem ocorrer, mas no geral a arma funciona. Não há como fazer o mesmo na MR556A1 pois a maioria das peças relacionadas ao funcionamento da arma são unicamente destinadas a essa arma.
Para os que mesmo assim querem essa arma algumas características saltam aos olhos, o cano utilizado é produzido na Alemanha e também é forjado a frio de perfil pesado “heavy barel”, mas esse cano não recebe a camada de cromo interna, segundo a HK para garantir mais precisão. A fabricante não especifica se o gatilho é produzido por eles mesmos ou por terceiros, mas a arma vem com um gatilho de competição de dois estágios. Essa arma é extremamente bem feita, com tolerâncias muito baixas o que só é visto em armas da HK. O Valor da HK MR556A1 atualmente gira em torno dos U$3200.
Não foi colocada a HK416 aqui pois a mesma não está disponível para a venda no mercado americano, o que dificulta um pouco a importação. Entretanto a HK416 é uma opção extremamente boa e pode ser importada da Europa.
Salient Armas SAI GRY
A Salient Armas é bem conhecida por ser uma “tunadora” de Glock’s. Mas nos últimos anos ela tem desenvolvido em parceria com outras empresas armas prontas para competição. Segundo a fabricante todas as peças são feitas pela Salient, exceto a coronha e empunhadura que são feitos pela BCM, as miras que são feitas pela Magpul e o gatilho de competição com face plana da Geissele. O ferrolho deste fuzil é recoberto pro uma liga de titânio muito comum em brocas para perfuração de metais, o que garante uma durabilidade maior.
Outra característica desse armamento é que o cano na realidade tem apenas 14,5 polegadas, mas como a parte interna do freio de boca é soldado ao cano adicionando a 1,5 polegadas a arma não é considerada uma SBR (rifle de cano curto na tradução livre, o que impediria a exportação dos EUA). a capa preta visível na ponta da arma é parte do freio de boca e reflete os gases para amenizar o recuo. é possível remover essa capa para se usar supressores de ruído, mas não é possível se remover o freio de boca com facilidade.
O seletor de segurança possui a inclinação de 45 graus, mais indicado para a competição pois reduz a necessidade de movimentação no destrave do equipamento. Esse equipamento é completamente direcionado para o uso competitivo.
O preço desta arma atualmente é de U$3460
O video a seguir é de autoria do YouTube Colion Noir e demonstra essa arma na versão Pistol
Noveske 16”Gen4 N4-PDW
Uma das marcas consideradas como grife de ARs nos Estados Unidos a Noveske é uma empresa originalmente familiar e que a anos é sinônimo de qualidade e preço alto. Com certeza eles fazem algumas das armas mais bonitas e caras do mercado, além de polemicas…
A N4-PDW teve seu nome alterado, originalmente se chamava Ghetto Blaster “destruidora de guetos” na tradução livre, não nos responsabilizamos e não endereçamos o nome original. Algumas agencias governamentais querendo comprar esse rifle para uso em serviço fizeram com que a Noveske trocasse o nome para N4-PDW.
Alguns dos diferenciais dessa arma são a coronha rebatível extremamente compacta que usa um sistema de artes laterais que entram em dois sucos na parte inferior (Lower) e reduzem assim o comprimento da arma em alguns centímetros, o uso do mesmo gatilho que a Saliente e a DDM4 V7 PRO o Geissele de face plana e estagio único destinado a competição, mas usado por muitos no serviço. Outro detalhe é o freio de boca compatível com a maioria dos supressores da marca Q conhecida nos EUA por ter alguns dos melhores supressores.
O Preço desta arma atualmente é de U$ 2.800
O Video a seguir é do youtuber Alabam Arsenal sobre esta arma na versão SBR com cano curto, a versão aqui retratada com 16 polegadas de cano segue o mesmo padrão:
Escolhas do autor
Existem milhares de fabricantes de AR’s pelo mundo e essa lista busca apenas dar a você leitor algumas das melhores opções por faixa de preço baseado nos preços do mercado americano. Existem outras opções também, como a FN, Colt e até mesmo opções da mesmas fabricantes com preços mais baixos ou altos. Entretanto limitei a lista ao que, na minha opinião pessoal, refletia as melhores opções por faixa de preço. Mas afinal, caso fosse eu importando estas armas, quais eu escolheria? segue abaixo uma de cada faixa de valor que refletem meu gosto pessoal:
Abaixo de U$1000
Springfield Armory Saint
Na minha opinião reflete o melhor custo beneficio da categoria, tem diversos fatores em comum com as armas mais caras e é uma arma que provavelmente duraria anos sem grandes problemas.
De U$1000 a U$1600
CMMG Resolute MK4 300 em 5.56
Nessa categoria fiquei bem inclinado em pegar a BCM, caso o uso que eu desse fosse em serviço com certeza a escolha seria a BCM. Mas como meu uso é em competição e coleção a CMMG tem um pacote melhor, o gatilho de competição, freio de boca e pintura em cerakote fazem dessa arma um pacote muito bom pelo valor dela e para uso competitivo. Ela tem algumas características que lembram a próxima categoria e por isso a escolha para o uso que eu daria seria essa.
Acima de U$1600
Daniel Defense DDM4 V7 (PRO)
Nessa categoria escolheria a Daniel Defense por ser uma arma extremamente confiável e com uma qualidade extrema, além disso é uma das armas que pelo preço comparado é uma ótima opção. Como minha utilização é competitiva escolheria a versão PRO que por U$200 a U$300 a mais tem um pacote mais completo com o problema para muitos de o cano ser mais longo, algo que para mim não chama atenção. Caso o uso fosse em serviço escolheria ou a DDM4 V7 ou a MK18 que não entra na lista por ser uma SBR ( rifle de cano curto na tradução livre) e assim não pode ser importada por CACs.
Para mais informações sobre essas armas ou cotações atualizadas dos valores indicamos o pessoal da Tactical Weapons Florida no endereço https://tacticalweaponsfl.com