Todo kit EDC (Every Day Carry) – o equipamento que você deve levar consigo todos os dias, precisa incluir uma lâmina afiada. Seja um canivete dobrável, um canivete fixo ou um utilitário, todos devem ter uma ferramenta afiada em sua “caixa de ferramentas”. A humanidade primitiva inventou a faca como instrumento de sobrevivência e isso remonta ao período pré-histórico. Há muitos motivos para você carregar uma faca. Eu mesmo já tive que usar alguns objetos e improvisar em problemas que a faca seria a solução perfeita.
Se tratando de Defesa Pessoal, usar uma arma de fogo deve ser o último recurso, porque a força letal carrega um fardo pesado no Brasil e deve está dentro da legalidade para uma legítima defesa, que está caracterizada pela existência de agressão ilícita, atual ou iminente, a direito próprio ou alheio, que pode ser repelida usando-se moderadamente dos meios necessários, enquanto uma faca pode ser usada como segunda linha de defesa (depois de tentar desescalar uma situação) é uma opção viável. Muitos policiais e civis têm uma faca no seu cinto ou bolso pelo mesmo motivo, “Usar a Lâmina como ferramenta de Autodefesa”.
Enquanto as facas dobráveis são mais fáceis de esconder e menos invasivas, uma lâmina fixa é mais útil em uma luta. Assim como você carrega uma arma, uma faca deve ser fácil de acessar sem se mexer. A KA-BAR criou uma linha de facas que se encaixam perfeitamente nesse papel. A KA-BAR, fabricantes de lâmina militar icônica, colaborou com o Tactical Defense Institute (TDI) para uma linha de facas de combate de qualidade no mercado para civis e polícias.
Seu criador
Simplesmente chamada de Faca de Aplicação da Lei, a linha KA-BAR TDI apresenta várias configurações diferentes de lâminas, variando em formato, comprimento e cor da lâmina. Desenhado por John Benner, fundador e proprietário do Tactical Defense Institute, tenente da polícia onde serviu por 33 anos, poderia realmente entender o que torna uma faca eficaz para combates aproximados.
Enquanto servia como presidente e instrutor-chefe do TDI, John viu repetidas vezes o que já acreditava ser verdade por experiência própria: em um conflito, as habilidades motoras finas se deterioram e as habilidades motoras grossas são mais eficazes para se defender assaltantes. Então começou a projetar uma faca de lâmina fixa de baixo perfil para policiais, militares e segurança que pudesse ser sacada com rapidez e eficiência em tempos de coação.
Conceitos e características
Todas as facas são projetadas sob um conceito: a teoria de que sua arma principal pode ficar prejudicada ou comprometida. Um agressor pode pegar sua arma no coldre ou sua arma pode ficar inacessível (Falaremos mais sobre, no próximo artigo de Retenção e Táticas com Lâmina) ou simplesmente ficar sem munições ou para um cidadão do bem que é atacado por um lunático, ladrão, criminoso que quer tomar sua propriedade ou objeto e consequentemente sua vida.
Cada faca TDI foi projetada para ser eficaz em cenários aproximados (Combate Corpo a Corpo), e em locais confinados. Combinado com uma bainha montada em um cinto destinado a ser fácil de sacar com ambidestria, essa faca combina com canhotos ou destros e é ideal quando colocada ao lado oposto do cinto em que o coldre da arma está. Se a mão ativa estiver ocupada/imobilizada ou fora de combate, a empunhadura angular do TDI é fácil e rapidamente acessada pela outra mão.
Embora as lâminas TDI mais curtas pareçam impressionantes, o perfil é menor mais fácil de esconder sob uma camisa ou jaqueta e é bastante nítido e perigoso ao ser atacado dentro do alcance da lâmina, usando golpes de corte ou estocadas contra qualquer ameaça indiferente do porte físico, a faca TDI como qualquer outra trás o equilíbrio de forças, imagine um senhor de 60 anos contra um jovem de 20 anos que tenta tomar a sua carteira por meio de violência (isso é bem comum aqui no Brasil). Coloque uma faca na mão do idoso e teremos um resultado mais que justo.
Clip ou MOLLE ?
A faca TDI LE maior vem com uma bainha compatível com sistema MOLLE. Embora menos ideais para o transporte no cinto ( no meu caso eu fixo ela no cinto da Strike Underbelt e fica muito bem presa e fixa) do que o clipe de aço do TDI menor, as tiras MOLLE tornam essa faca perfeita para transportar em um colete tático ou outros itens táticos com o sistema MOLLE.
O ângulo da empunhadura facilita a montagem da bainha em diversos lugares de fácil acesso, sem sacrificar as vezes o espaço para outros utilitários. As tiras também parecem reversíveis para o outro lado da bainha, para personalizá-la ao seu equipamento e à mão forte / fraca. Observe que o ângulo de aderência faz com que puxar a faca para baixo a partir da bainha, se montada invertida no peito esquerdo ou direito, exige cuidado pois a lâmina não estará apontando em uma direção segura, “Fogo amigo”!!! De modo que essa correção de virar a lamina para o adversário deve ser ensaiada.
Considerações finais
Uma faca que trás uma versatilidade imensa para o uso eficiente para o combate visando a defesa pessoal. Eu iria acrescentar no pacote uma faca de treino com as mesmas geometrias, fiz exatamente isso na faca do Instrutor Andrade da “Acombat”, a Tyer, que projetei e desenhei, e ela vem com uma faca de treino na cor azul, sendo a cor mundial de ferramentas de treinamento.
Tirando esse detalhe, design bem pensado, sua curva lembra um facão”Kukri” dos guerreiros Gurkhas (facão ancestral dos nepaleses, de origem grega, foi uma ou talvez a única herança de Alexandre, o Grande), seu ângulo facilita sua manipulação em geral, leve, seu cabo mantém uma ótima aderência a mão mesmo com sudorese, água e outros resíduos.
Irei deixar dois links que podem ajudar você a conhecer melhor a faca e de como manipular ela de forma mais eficiente.
Esse é um link do curso online “Combate com Lamina, táticas e técnicas faca Ka Bar TDI” produzido por mim, com objetivo de melhorar a eficiência no uso da Ka Bar TDI.
https://www.hotmart.com/product/8c8ombate-com-lamina-taticas-e-tecnicas-faca-ka-bar-tdi
Para finalizar, alerto que você vencerá 100% das lutas que não se envolver, então se puder, evite qualquer confronto, portanto recomendo deixar uma situação aquecida em vez de alimentar as chamas: “Torne seu cérebro mais inteligente que seu ego”. Isso não é uma hipérbole.
E siga o mantra da estratégia contra a violência urbana,“Nunca lute a não ser que você saiba as probabilidades ao seu favor”.
Até a próxima e bons treinos!!!