Sem dúvida é um dos temas mais pedidos pelas pessoas à minha volta. Talvez um dos mais polêmicos também.
A realidade das mulheres é bem peculiar no que diz respeito a portar uma arma de fogo e se faz necessária muita criatividade para estar com ela sempre junta ao corpo, afinal essa é, com certeza, a forma mais segura de ser portar.
Andar armada muda completamente a vida de uma pessoa. É preciso estar com a mentalidade de combate em dia, procurar obedecer aos 3 Rs do treinamento, fazendo com que sejam realistas, relevantes e recentes.
Hoje em dia, há muitas opções de coldre para mulheres e temos mais oportunidades para diferentes tipos de transporte do que os homens. Mesmo com todas as ótimas opções as mulheres podem enfrentar desafios quando se trata de portar veladamente.
Atentas a isso, vamos ao que costumo aplicar no meu dia a dia.
PARA OS DIAS NORMAIS
No meu dia a dia opto pelo coldre de Kydex, pois apesar de ter um material rígido, que pode te levar a pensar que isso o tornaria desconfortável, muito pelo contrário, adere-se muito melhor ao meu corpo. O que escolhi possui um clip que deixa a arma mais rente, o que facilita tanto para velá-la quanto na hora do saque.
NA ACADEMIA OU CORRENDO NA RUA
Muitas vezes tenho que estar armada na academia, pois não gosto de deixar meu equipamento em armários ou no carro. Essa é uma conduta que não deve fazer parte da rotina de quem possui uma arma de fogo.
Para essas ocasiões descobri uma cinta coldre que me deixou muito segura e confortável. Ela se prende por um velcro que não cede quando me movimento, a arma fica protegida, assim como o gatilho da mesma forma que nos coldres comuns. Importante observar que nesses casos, preciso optar pelas camisetas mais largas, uma vez que as justas facilmente me denunciariam.
Testei também uma camiseta coldre que, apesar de ser mais confortável, não favorece o saque ágil, pois existe uma outra camada de roupa por cima.
Existem diversos outros tipos de coldres. O de coxa, os de seios, o de tornozelo. Todos de materiais diversos e que podem ou não se adequar ao que você está procurando ou ao seu biotipo.
Minha sugestão é que você TESTE sempre antes de usar, pois coldres são algo muito particular e o que é ideal para mim, pode não ser para você. Vai depender muito da arma e da anatomia do corpo de cada uma de nós.
O objetivo é ter em mente os princípios que envolvem a nossa temática; ter uma arma escondida de fácil acesso para nossa defesa.
Para isso você precisará avaliar de forma assertiva o local, o tipo de coldre, o tipo de roupa e o que a situação requer de você no que diz respeito ao seu alerta.
Existem algumas ocasiões nas quais não será possível portar sua arma junto ao corpo, pois as roupas não comportam nenhum tipo de coldre. Uma festa cujo traje exige um vestido, por exemplo. Nesses casos, é melhor deixar a arma em casa?
Sob a minha ótica, claro que não. Mas onde então eu vou colocar essa arma?
Embora a maioria das mulheres possa fazer um método “no corpo” de transporte oculto funcionar para elas, com algumas pequenas alterações em seu método, você pode ter tentado essas opções e ainda sentir que nada funcionará para seu tipo de corpo.
Você pode ter visto algumas opiniões fortes contra o porte de bolsa, mas ter sua arma de fogo é sempre uma opção melhor do que não ter quando você precisa de uma.
Na bolsa. Como assim, Beatriz, na bolsa? Portar arma na bolsa é o mesmo que não estar armada, arma só se carrega na cintura…
Longe de ser a escolha ideal, muitas vezes nos deparamos com essa alternativa e treinar será sempre sua melhor saída, seja portando a arma na cintura, seja na bolsa.
O que vai salvar sua vida será a sua CONSCIÊNCIA SITUACIONAL. Levando a arma na bolsa, sua clicagem deverá ser um passo a frente da que você teria caso estivesse portando nos locais convencionais.
Será indispensável que você esteja mais atenta ao seu redor, sua capacidade de percepção e sua tomada de decisão serão cruciais.
Além disso é preciso ter uma bolsa adequada, que cumpra alguns requisitos que te ofereçam uma maior segurança. Ao longo desses anos buscando algo que se aproximasse do ideal percebi que algumas características são imprescindíveis.
O melhor é que ela seja feita de um material mais rígido, as de couro são bonitas e bem firmes.
A ALÇA deve ser REGULÁVEL, de forma que lhe permita posicioná-la de forma transversal, com mais superfície de contato com o corpo, diminuindo assim as chances de alguém subtraí-la abruptamente de você;
O COMPARTIMENTO precisa ser ISOLADO E ESPECÍFICO para receber o seu armamento com um COLDRE fixo nas paredes da bolsa de forma que a arma não se movimente em seu interior e nem se misture com outros objetos;
Esse compartimento deve ter um ZÍPER de fácil abertura para permitir uma rápida acessibilidade ao equipamento;
É fato que o saque nesse tipo de situação não será o que chamamos de rápido, porém, você contará com a vantagem do efeito surpresa, pois um agressor dificilmente irá imaginar que você está armada.
Existe a chance de o bandido levar sua arma com a bolsa? Sim, da mesma forma que, se o indivíduo não estiver treinado, também poderá ter sua arma subtraída da cintura.
Então o que é indispensável quando se está armado? O seu nível de alerta. As regras são as mesmas.
Como a ideia de portar é que o equipamento esteja junto ao corpo, assim faremos com a bolsa. Nada de deixar pendurada na cadeira ou com terceiros. Você irá tratá-la da mesma forma e a sua atenção deverá ser ainda maior.
Lembre-se que portar uma arma é confortante, porém, nada confortável.
Transportar seu equipamento na bolsa não deve ser a regra, está longe de ser a opção mais adequada, porém, é preciso reconhecer as limitações e as necessidades do mundo feminino.
Independentemente do método escolhido, é importante que você adquira um produto de qualidade. Você fez um investimento financeiro em sua arma de fogo para segurança pessoal, não cancele isso usando um coldre de fabricação barata. Invista. Certifique-se de que o coldre escolhido é seguro, que não permite que a arma caia com o movimento e que cobre e protege o gatilho.
Sempre que mudar o método de transporte ou coldre, certifique-se de praticar com eles. Treinar em seco, obedecendo as regras de segurança, é a via mais barata e vai te deixar ainda mais segura para agir caso seja preciso.
Estar conectada ao que está acontecendo ao seu redor permite que você reaja em tempo hábil ou, possivelmente, evite a situação perturbadora por completo.
Assertividade e responsabilidade na hora da escolha, mulheres!