Talvez a pergunta que mais receba durante conversas com amigos, lives ou em comentários nas redes sociais, seja a seguinte: “João, qual é a melhor munição para defesa no calibre 9 x 19 mm?” Essa questão, infelizmente, tem como resposta razoável a mais odiada: depende!
Depende do tamanho da sua realidade operacional, do tipo de arma empregada, do tamanho do cano e de mais uma série de fatores. Via de regra, em face das munições atualmente disponíveis, uma boa opção “pau pra toda obra” pode ser a ETOG 124 gr, pelas razões já expostas reiteradas vezes pelos amigos João Bosco (@professorjoaobosco) e Carlos Barros (@peritocriminalbarros). As munições ogivais tendem a funcionar de forma bastante confiável em praticamente todas as pistolas e garantem, no mínimo, uma boa penetração do projétil, inclusive em caso de impacto com barreiras intermediárias.
A “polêmica” desse assunto reside nas munições de ponta-oca. Algumas pessoas entenderam de forma equivocadas algumas posições que já explicitei em algumas oportunidades, como se tivesse afirmado que SOMENTE as munições ogivais fossem boas opções. Logicamente, esse não é o caso. As munições expansivas que cumprem o papel que delas se espera podem sim serem utilizadas para defesa, seja no mundo civil ou policial.
Em poucas palavras, SE a munição penetra o mínimo necessário sem fragmentar E consegue se expandir, a causação de lesões tende a ser ampliada, completando o triângulo da incapacitação (localização, penetração e diâmetro da lesão) e acelerando o processo de incapacitação fisiológica.
Em algumas lives eu afirmei que, embora teoricamente parecessem uma boa opção, não confiava nas munições Bonded de 147 gr, que havia adquirido há uns dois anos. A falta de confiança estava embasada em alguns testes que havia feito com esses cartuchos, que teimavam em “encavalar” no carregador e tinham dificuldade na apresentação à câmara, gerando um número excessivo de panes. Nesse caso, logicamente, uma ETOG seria uma opção melhor. O primeiro requisito de qualquer munição de defesa é a CONFIABILIDADE!
Cerca de um ano depois soube que o projeto original da munição teria sido modificado, com a redução do chamado OAL (overall lenght”, o comprimento total do cartucho, muito embora não tivesse tido acesso a nenhuma informação oficial. Alguns testes levados a efeito por instituições policiais de seriedade incontestável também me levaram a crer que o problema havia sido resolvido, sendo a Bonded 147 gr a escolhida como munição operacional de diversas forças de segurança pública.
Recentemente, resolvi tirar a prova real. Adquiri um novo blister de Bonded 147 gr e realizei as medições de OAL com o auxílio de um paquímetro. Enquanto as versões iniciais acusaram OAL de 29,5 mm, os novos cartuchos apresentaram OAL de 28,7 mm, quase um milímetro de diferença. Pode parecer pouco, mas essa redução certamente contribuiu para uma ciclagem melhor das munições.
Não custa lembrar que a SAAMI estabelece como padrão de OAL para o 9 x 19 mm medidas entre 25,4 e 29,69 mm. Percebe-se que as primeiras versões do Bonded 147 estavam praticamente no limite superior da norma, o que, aparentemente, impedia seu carregamento confiável em algumas platformas.
Durante os ensaios que realizei com gelatina nua calibrada no padrão do FBI e pistola de tamanho compacto com cano de 4″, a munição Bonded de 147 gr se comportou dentro dos parâmetros estabelecidos, com penetração entre 12 e 18″ e expansão consistente em todos os tiros, sem perda de massa ou fragmentação.
Assim, após algumas rodadas de ensaios, posso afirmar que as evidências disponíveis nesse momento apontam que a Bonded 147 gr é sim uma boa opção para defesa pessoal, superior a uma ETOG e melhor que as demais munições expansivas que tive a oportunidade de testar.
Contudo, não tenho como inferir como seria o comportamento desse cartucho no caso de pistolas microcompactas, pois ainda não obtive os dados necessários para avaliar sua performance balística. Nesse caso, uma ETOG pode ser uma opção melhor, tendo em vista que esse projétil não necessita de uma aceleração mínima para alcançar o que dele se espera.
Qualquer dúvida ou sugestão é só mandar um direct no meu perfil do instagram, @jcunhaneto12.
Um abraço e até a próxima!